#CAOS2018: análise do comportamento no contexto escolar é tema de sessão técnica

"Sessões Técnicas" é parte da programação do CAOS que acontece até o dia 25 de maio.

Por Coordenação – Palmas-TO
24/05/2018 • Atualizado em 28/05/2018 17:21

 

A acadêmica do curso de Psicologia Laura Elice de Souza F. Miranda, em parceria com a psicóloga Fabiana Fleury Curado, submeteu e apresentou o artigo A Análise do Comportamento no Contexto Escolar: uma reflexão teórica sobre a “indisciplina” ou o não seguimento de regras”, durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.

 

A indisciplina ou o não seguimento de regras é um problema que dificulta o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo apresenta uma revisão das contribuições da Análise do Comportamento (AC) e a educação. Levando-se em consideração que Skinner em seu pressuposto teórico fez diversos apontamentos que contribuíram com a educação, a AC vem oferecendo tecnologias para solucionar dificuldades no âmbito da educação escolar. Realizou-se neste trabalho uma revisão bibliográfica sobre como a AC entende o contexto educacional e suas contribuições para melhora do processo ensino e aprendizagem.  Nota-se que a indisciplina aparece como queixa em muitos artigos na educação, porém poucas soluções são encontradas nas publicações. A AC entende a indisciplina como não seguimento de regras, e se apresenta como uma ferramenta que pode contribuir para diminuir esse comportamento, sendo importante a priori, a análise das contingências do contexto escolar, para identificar os possíveis reforçadores naturais, arbitrários, bem como, reforço diferencial, que possam ser utilizados, tendo em vista, que o reforço é visto como algo eficaz nesse contexto.

 

O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao

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