
A acadêmica do curso de Psicologia Laura Elice de Souza F. Miranda, em parceria com a psicóloga Fabiana Fleury Curado, submeteu e apresentou o artigo “A Análise do Comportamento no Contexto Escolar: uma reflexão teórica sobre a “indisciplina” ou o não seguimento de regras”, durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.
A indisciplina ou o não seguimento de regras é um problema que dificulta o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo apresenta uma revisão das contribuições da Análise do Comportamento (AC) e a educação. Levando-se em consideração que Skinner em seu pressuposto teórico fez diversos apontamentos que contribuíram com a educação, a AC vem oferecendo tecnologias para solucionar dificuldades no âmbito da educação escolar. Realizou-se neste trabalho uma revisão bibliográfica sobre como a AC entende o contexto educacional e suas contribuições para melhora do processo ensino e aprendizagem. Nota-se que a indisciplina aparece como queixa em muitos artigos na educação, porém poucas soluções são encontradas nas publicações. A AC entende a indisciplina como não seguimento de regras, e se apresenta como uma ferramenta que pode contribuir para diminuir esse comportamento, sendo importante a priori, a análise das contingências do contexto escolar, para identificar os possíveis reforçadores naturais, arbitrários, bem como, reforço diferencial, que possam ser utilizados, tendo em vista, que o reforço é visto como algo eficaz nesse contexto.
O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/