
A acadêmica do curso de Psicologia Sara Gonçalves Figueiredo de Sousa, em parceria com professora Lauriane dos Santos Moreira, submeteu e apresentou o artigo “Diversidade sexual em conteúdos acadêmicos no ensino médio em instituição de ensino privada de Palmas – TO", durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.

Sara Sousa apresenta seus resultados em sessão técnica
Este trabalho buscou compreender a importância de se trabalhar a diversidade sexual em conteúdos acadêmicos em séries do ensino médio. Para isso, foram apresentados alguns aspectos importantes para a análise de dados deste trabalho, são eles: o adolescente no contemporâneo; sexualidade, educação e psicologia; ensino em instituições privadas e diversidade sexual. Adolescência é marcada como uma fase de mudanças internas e externas que estão inseridas no processo biopsicossocial do ser humano. A instituição educacional como local de formação de saberes e troca de conhecimentos, os professores estabelecem uma ligação na formação da educação básica a partir de suas reflexões e práticas dentro da sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar de que forma a diversidade sexual é abordada em conteúdos acadêmicos em séries do ensino médio, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais foi inserido a escola como um local para promover a saúde da criança e do adolescente e a introdução da diversidade sexual na forma de tema transversal. Para uma melhor compreensão de tal importância, foi utilizado o método do Grupo Focal para coleta de dados, esta coleta foi realizada com um grupo de professores do ensino médio, de uma instituição privada de Palmas – TO, o grupo ocorreu em apenas um encontro com duração de 50 minutos e para a análise de dados foi utilizado à análise de discurso. Foi possível concluir que a discussão sobre orientação sexual no contexto escolar é muito relevante, pois deve somar e agregar conhecimentos aos alunos e professores, e que a sexualidade é uma construção pessoal, influenciada pelo meio social e cultural.
O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/