
A psicóloga e professora do curso de Psicologia Muriel Correa Neves Rodrigues, em parceria com a psicóloga Alice Chaves Gomes, submetaram e apresentaram o artigo “Quando o filho chega: a psicanálise no debate sobre depressão pós-parto", durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.

Muriel Rodrigues apresenta seus resultados em sessão técnica
O trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir trabalhos, pesquisas e debates que abordam o tema da depressão pós-parto, apontando, simultaneamente, o lugar da psicanálise neste panorama, e destacando as suas contribuições para alguns dos impasses que parecem se evidenciar. Não são raras as referências fortemente biologizantes e/ou sociologizantes nestes estudos, caminho que finda por minimizar e ignorar, em grande parte dos casos, aspectos subjetivos e particulares que singularizam esta experiência na vida de uma mulher. Propomos desta forma, uma análise do fenômeno da depressão pós-parto sob a perspectiva da psicanálise e de um dos seus conceitos fundamentais, qual seja, o conceito de NARCISISMO, como uma tentativa de revitalizar aspectos aparentemente negligenciados em outras discussões. É importante lembrar que se trata de um trabalho preliminar e que não pretende esgotar ou responder todas as questões necessariamente envolvidas.
O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/