A egressa de Psicologia Monica Candido Fontesem parceria com a professora Rosângela Veloso de Freitas Morbeck, submeteu e apresentou o artigo “A Psicologia Hospitalar e a contribuição do psicólogo junto à família dos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto”, durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.
O ambiente hospitalar é uma área ao qual a atuação da Psicologia é reconhecida há apenas 17 anos e vem se destacando pelo trabalho que vem realizando. A Unidade de Terapia Intensiva Adulto é um dos locais mais intensos do hospital, onde pessoas entram em estado grave e permite ao psicólogo atuar em três grupos: pacientes, equipe e familiares. Este último grupo, demanda maior atenção pelo estado de vulnerabilidade que a família se depara por ter um ente querido em um lugar que exige cuidados rigorosos com o paciente em estado comatoso ou sedado. Diante do exposto o objetivo deste trabalho é descrever como a prática do psicólogo hospitalar contribui no processo de hospitalização junto aos familiares em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto. A metodologia do trabalho foi pautada em uma pesquisa qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico nas plataformas eletrônicas Scielo, P@psic, PubMed e de fontes físicas dos acervos da biblioteca do Centro Universitário Luterano de Palmas. Foram encontrados 282 artigos, das áreas da Psicologia, Enfermagem e Medicina, sobre a temática da presença do familiar do paciente na UTI-A. Deste, 34 foram lidos na íntegra e fichados. E utilizados 28 na elaboração dos resultados. O presente trabalho trouxe revelações dos fenômenos existentes neste cenário, ajudando a compreender as reações psicológicas da família causadas pelo sofrimento ao adentrar uma UTI-A e como o papel do psicólogo é imprescindível no atendimento às demandas subjetivas neste ambiente através de ações práticas que contribuem para diminuição do estresse e ansiedade, como: acolhimento, informação e apoio psicológico. O psicólogo pode ajudar os familiares a superar e conduzir melhor suas emoções e atitudes no âmbito de uma UTI-A.
O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/