#CAOS2018: relações afetivo sexuais entre adolescentes é tema de sessão técnica

"Sessões Técnicas" é parte da programação do CAOS que acontece até o dia 25 de maio.

Por Coordenação – Palmas-TO
24/05/2018 • Atualizado em 28/05/2018 16:12

 

A acadêmica do curso de Psicologia Gleycielle Silva Magalhães, em parceria com a professora Cristina D’Ornellas Filipakis, submeteu e apresentou o artigo As relações afetivo sexuais entre adolescentes na pós-modernidade", durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.

Gleycielle Magalhães apresenta seus resultados em sessão técnica

 

O trabalho discute as relações afetivo-sexuais entre adolescentes na pós-modernidade a partir da transcrição de monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Teve-se como objetivo geral investigar as relações afetivo-sexuais entre adolescentes na pós-modernidade em um colégio privado de Palmas-TO. Logo, os objetivos específicos consistiram em investigar o entendimento dos adolescentes sobre questões relacionadas à sexualidade, identificar quais sentimentos estão associados às questões da sexualidade, e relacionar referenciais teóricos utilizados com o contexto social da pós-modernidade e o discurso apresentado pelos adolescentes. Apresentou-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento, A sociedade pós-moderna exerce influência sobre as relações afetivo-sexuais de adolescentes?. Neste trabalho propôs-se uma metodologia de abordagem qualitativa e natureza aplicada. Com objetivos de linha exploratória, utilizaram-se procedimentos de pesquisa de campo, como organização da amostra e método de coleta de dados através da técnica de grupo focal. A saber, a amostra englobou 10 adolescentes de faixa etária entre 13 e 15 anos de idade. Como resposta ao problema de pesquisa, infere-se que sim, a sociedade pós-moderna exerce influência sobre as relações afetivo-sexuais entre adolescentes. E foi possível verificar que a pós-modernidade é composta por diversas ambivalências, como, por exemplo, a liberalidade e o fundamentalismo religioso

 

O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento