
A acadêmica do curso de Psicologia Hellen Santana Lourenço de Paula, em parceria com professora Cristina D’Ornellas Filipakis, submeteu e apresentou o artigo “Revisão sistemática sobre aprendizagem fetal: onde começa a aprendizagem?", durante as sessões técnicas do Caos 2018 ocorridas no dia 24/05.

Hellen Santana apresenta seus resultados em sessão técnica
A literatura aponta que a história e a vida de cada indivíduo se inicia bem antes do nascimento e que ainda, no ambiente intrauterino o bebê pode aprender, através dos estímulos e comportamentos de sua mãe e de como ela interage com ele. Acreditou-se por muito tempo que a vida dentro do útero era um período apenas para o desenvolvimento físico do bebê. Mas os estudos da área de desenvolvimento humano mostram que a mãe exerce sobre seu filho um papel fundamental na constituição de sua personalidade, influenciando seus pensamentos e sensações e, assim, contribuindo para sua aprendizagem. Este trabalho buscou investigar, através de Revisão Sistemática, nas bases de dados os Portais de Periódicos SciElo, Bvs-Psi e Google Acadêmico, onde começa a aprendizagem, visando descrever os aspectos da psicologia do desenvolvimento em cada fase do pré-natal e a importância de cada uma para o desenvolvimento humano. Para realização das buscas foi utilizado filtro de ano de publicação de 2010 a 2018, equivalente aos últimos 08 anos, nas bases supracitadas, onde foram selecionados 10 artigos dentre os encontrados, para construção deste trabalho. Através dessa revisão, verificou-se que o feto pode ouvir, ver, entender, tocar, degustar e aprender mesmo que primitivamente no útero e que a relação materna é importante para esse processo. Desse modo, a relação mãe/bebê durante o processo do pré-natal é fundamental, pois pode contribuir para o futuro da criança no que se refere ao desenvolvimento biopsicossocial.
O artigo será incluído na publicação dos Anais do Caos, que agora conta com o registro ISSN (2595-2110), ação que dá maior peso e credibilidade acadêmica ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/