O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, em atendimento a uma recorrente demanda dos acadêmicos, e atento aos principais desafios da área, oferece neste semestre a disciplina de Psicologia da Sexualidade Humana. As aulas ocorrem todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, e é ministrada pelas professoras Cristina Filipakis e Lauriane Santos, e pelos professores Fabiano Fagundes e Sonielson Sousa.
Os docentes irão se revezar para contemplar os principais temas da disciplina, que irá abarcar de modo aprofundado as questões de gênero, a influência das religiões no comportamento sexual das pessoas, o atendimento a vítimas de abusos sexuais, formas de intervenções terapêuticas, poliamor, monogamia e poligamia, além das parafilias e distúrbios sexuais. Também ocorrerá uma série de seminários sobre assexualidade, sexualidade indígena e de idosos, e a sexualidade a partir da mediação tecnológica, dentro outros.
Ao final da disciplina os acadêmicos, com a condução dos docentes, irão organizar um evento no auditório central da instituição. A ação pretende reunir grande público e a oportunidade servirá para marcar a contagem regressiva do Congresso Acadêmico dos Saberes em Psicologia de 2019, cujo tema é justamente a diversidade da sexualidade humana.
Para a coordenadora do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira, a disciplina colabora de modo decisivo ‘para a ampliação do olhar dos acadêmicos sobre um dos temas mais emergentes e presentes no cotidiano da Psicologia. Educar o olhar para a diversidade que o assunto exige, sem dúvidas, é um enorme diferencial na formação’.