Nesta terça-feira (14), a Prof. M.e Izabela Almeida Querido ministrou a aula “Psicologia da Saúde e Saúde Pública”, para a turma 0848 de Psicologia da Saúde, no CEULP/ULBRA. Entre os assuntos abordados, estavam a utilização e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Prof. M.e Izabela Almeida Querido ministrando a aula “Psicologia da Saúde e Saúde Pública”
Sobre a utilização do SUS, toda e qualquer pessoa a faz, independente da classe social. Essa utilização se dá por diversas formas, como: através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Unidade de Saúde da Família (USF), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dos hospitais, dos agentes comunitários de saúde, de diversas campanhas de prevenção e informação, além de vacinação e exames.
Turma 0848 de Psicologia da Saúde
O SUS é um sistema que possui alguns princípios, em que os cinco principais e abordados na aula de Izabela são: equidade (garantia de acesso para toda a população); universalidade (todos podem utilizar o serviço); integralidade (atendimento em todos os serviços e em todas as necessidades das pessoas); descentralização (facilidade de acesso; próximo a todos) e participação popular (população pode decidir sobre o funcionamento do SUS).
Vídeo apresentado em aula sobre os Princípios do SUS
Por fim, Izabela dividiu a turma em quatro equipes, das quais cada uma irá produzir um trabalho referente às redes prioritárias, realizando, inclusive, uma entrevista com um profissional de cada rede. São elas: Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção às Urgências e Emergências e Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Os trabalhos serão apresentados para a turma nos dias 28 de agosto e 11 de setembro.
Sobre a Professora:
Izabela Almeida Querido é Psicóloga, Professora Universitária, Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina Universidade Federal de Goiás. Possui especialização em Terapia Cognitivo-comportamental Aplicada a Crianças e Adolescentes e especialização em Saúde Mental. É pesquisadora com ênfase nas áreas Saúde e Terapia Cognitivo-comportamental.