Psicologia participa de evento com Tizuka Yamasaki

Durante o evento ocorrerá um bate-papo com a Diretora e, ao final, será exibido o filme ‘Encantados’

Por Coordenação – Palmas-TO
13/09/2018 • Atualizado em 13/09/2018 16:33

Foto: Fundação Cultural de Palmas (Divulgação)

 

O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, através das disciplinas Antropologia e Filosofia – e com a participação de duas turmas institucionais de Sociedade e Contemporaneidade, todas ministradas pelo prof. Me. Sonielson Sousa – participa como parceiro do projeto Telas em Cena, que ocorre nesta quinta, dia 13/09/2018, a partir das 19h15 no Cine Cultura de Palmas – Espaço Cultural. O projeto, em Palmas, é organizado pelo Instituto Social do Tocantins em parceria com a Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura, através do edital de Pontos de Cultura de Palmas, e objetiva criar espaços de interação entre importantes diretores e cineastas nacionais com os produtores culturais e de audiovisual local.

Durante o evento ocorrerá um bate-papo e, ao final, será exibido o filme ‘Encantados’. Tizuka Yamasaki se destaca como a primeira mulher de origem japonesa a atuar no cinema brasileiro. Tizuka vai contar um pouco de sua história e do trabalho em produções de televisão, como O Pagador de Promessas e As Brasileiras, de cinema como os filmes de Renato Aragão e Xuxa Meneghel, dentre outros.

De acordo coma coordenadora do curso de Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira, o evento irá proporcionar que os acadêmicos reflitam e problematizem temas contemporâneos a partir das teorias críticas acerca da relação Antropologia, Sociologia e Comunicação Social.

 

A diretora

Cineasta, neta de imigrantes japoneses, Tizuka Yamasaki nasceu em Porto Alegre-RS, deu seus primeiros passos como assistente de Nelson Pereira dos Santos, e estreou como diretora de longas-metragens com Gaijin, caminhos da liberdade (1980), exibido no Festival de Berlim e na Quinzena de Realizadores no Festival de Cannes. Ligou-se ao núcleo de produção de Cacá Diniz e dirigiu filmes de Renato Aragão e Xuxa Meneghel, sempre com bons resultados de bilheteria. Tem também uma respeitada carreira na televisão, onde dirigiu minisséries e novelas, entre elas, Pantanal e Kananga do Japão, ambas para a TV Manchete.

 

No cinema

Encantados (2017)

Aparecida, o milagre (2010)

Amazônia Caruana (inédito)

Xuxa em o mistério da feiurinha (2009)

Gaijin – Ama-me como sou (2005). Prêmios de melhor filme, direção, atriz coadjuvante (Aya Ono) e trilha no Festival de Gramado.

Xuxa popstar (2000). Codirigido com Paulo Sérgio Almeida.

Xuxa requebra (1999)

O noviço rebelde (1997)

Fica comigo (1996)

Lua de Cristal (1990)

Patriamada (1984)

Parahyba, mulher macho (1982)

Gaijin, caminhos da liberdade (1980). Exibido no Festival de Berlim e na Quinzena de Realizadores no Festival de Cannes.

 

Na televisão

O pagador de promessas (1988) – minissérie

Kananga do Japão (1989) – telenovela

Amazônia (1992) – telenovela

A Madona de Cedro (1994) – minissérie

Metamorphoses (2004) – telenovela

As Brasileiras (2012) – Série

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento