Se você tem interesse em conversar com um cientista sobre assuntos que causam impactos diretamente em sua vida, chegou a oportunidade. “Pergunte a um(a) cientista” será pauta de discussão organizado pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da Universidade Federal do Tocantins (OPAJE-UFT), com a colaboração do Coletivo de Pesquisa e Extensão Trabalho e Emancipação.
O tema deste ano será saúde mental, e o público geral poderá tirar dúvidas sobre depressão, ansiedade, sofrimento no trabalho, entre outros, diretamente aos cientistas. Será a terceira edição do evento, que tomará, ao longo do mês de setembro, uma dimensão nacional.
O evento contará com três cientistas e pesquisadoras convidadas, a psicóloga e professora do Ceulp Ulbra Thais Monteiro; a neuropsicóloga Jordanna Parreira; e a psicóloga Janaína Vilares, que abordarão temas como: narrativas de trabalhadores em sofrimento no serviço público; escuta clínica do prazer e sofrimento no trabalho; e Saúde mental na(s) universidade(s).
A edição Pergunte a um(a) cientista – Saúde Mental ocorre no contexto do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que desde 2015 incentiva discussões em torno do assunto para conscientização da população e prevenção. O evento é patrocinado pelo projeto de divulgação científica Ciência na Rua. Também conta com o apoio da iniciativa Pint of Science e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). http://surgiu.com.br/2018/09/21/projeto-pergunte-a-uma-cientista-aproxima-publico-de-ciencia-em-evento-aberto/