Acadêmicos de Psicologia do Ceulp participam do pré Corep

O Corep do Tocantins irá ocorrer nos dias 30 e 31 d março, e todos os participantes desta fase preliminar irão compor as discussões.

Por Sonielson Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
08/02/2019 • Atualizado em 08/02/2019 11:49

Vários acadêmicos de Psicologia do Ceulp/Ulbra participaram na última quinta-feira, dia 07/02, do pré Corep – Congresso Regional de Psicologia. A ação é realizada em diversas localidades com a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de teses sobre os rumos da profissão. Em Palmas, ocorreu na sede do Conselho Regional de Psicologia – CRP.

Foto: Arquivo CRP 23

 

O Corep do Tocantins irá ocorrer nos dias 30 e 31 de março, e todos os participantes desta fase preliminar poderão compor as discussões. Cada Conselho Regional define os delegados eleitos nos pré-congressos, cujo foco será a apreciação das teses nacionais e, a partir disso, confirmar a eleição dos delegados para o Congresso Nacional.

Para a profa Msc. Muriel Rodrigues, do curso de Psicologia do Ceulp e que esteve no pré Corep, ‘é muito importante a participação dos alunos, uma vez que eles já estão percebendo na prática o funcionamento do sistema conselhos, e contribuíram com colocações pertinentes sobre os temas levantados, sobretudo no que se refere a questões éticas da profissão’.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Psicologia, psicólogo Pedro Paulo Valadão, ‘o evento é uma grande oportunidade de aproximação entre o Conselho Regional de Psicologia, os profissionais e principalmente os estudantes, que discutiram temas pertinentes e atuais sobre a profissão. Através dos pré Coreps conseguimos nos aproximar da comunidade acadêmica, o que oxigena os debates e possibilita uma ampla discussão de caráter social e político’.

 

Congresso Nacional- Após estas etapas, os representantes locais participam do Congresso Nacional, que é o processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participam os delegados nacionais, eleitos nos Coreps. O Congresso Nacional é realizado atualmente em Brasília (DF). Durante o Congresso Nacional, as teses devem ser propostas em consonância com o tema do CNP e classificadas de acordo com os eixos do Congresso definidos pela APAF. O temário, eixos, regimento e períodos para a realização das etapas regionais e nacional são propostas pelo CFP e apreciadas e deliberadas na APAF.

A Comissão organizadora Nacional, composta por representantes dos regionais, e presidida pelo CFP, trabalhará desde a instalação das etapas regionais até a abertura da etapa nacional, onde os trabalhos serão conduzidos pela Mesa Diretora. O relatório final das deliberações será divulgado amplamente para toda a categoria,  de forma a garantir a transparência do processo. – Com informações do CPF.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento