Profa. Dra. Ana Beatriz se aprofunda no aspecto experimental da Psicologia

Ana investe em formação continuada de professores, um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
22/02/2019 • Atualizado em 22/02/2019 11:03

Boa parte da equipe docente do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra está envolvida em um contínuo processo de qualificação, o que atende a uma das prerrogativas ideais para a atuação na área da educação, sobretudo a educação superior que é pautada também pela pesquisa e extensão.

 

Profa. Dra Ana Beatriz Dupré Silva - Foto: Arquivo Pessoal

 

Nesta perspectiva, a profa. Dra. Ana Beatriz Dupré Silva está num processo de Formação em Análise do Comportamento Aplicada aos TEA e quadros assemelhados, pelo Instituto Brasileiro de Análise do Comportamento, com carga horária de 70h. O curso tem ênfase na avaliação multidisciplinar, que visa munir o profissional de uma visão ampla de diferentes áreas de atuação (psicologia, fonoaudiologia, medicina, pedagogia e terapia ocupacional) no que tange a avaliação global de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento. Esta visão é de suma importância visto que o trabalho com Transtornos do Neurodesenvolvimento é obrigatoriamente multidisciplinar.

Além disso, Ana Beatriz Dupré faz uma pós-graduação lato senso em Avaliação Psicológica, pelo IPOG - Instituto de Pós-Graduação e Graduação. O objetivo do curso é qualificar e titular os profissionais de Psicologia, propiciando uma visão crítica e uma formação fundamentada na ética e no conhecimento aprofundado sobre técnicas, testes psicológicos e avaliações comportamentais.

Para a coordenadora do curso, a profa. Dra. Irenides Teixeira, o diferencial do profissional está justamente na capacidade de perceber a contínua qualificação como algo intrínseco a profissão. ‘Na verdade, esta é uma característica que torna tão especial a docência no ensino superior. Este perene movimento de autoaperfeiçoamento é algo que impacta positivamente a todos, não apenas o professor/pesquisador’, destaca Irenides.

 

Formação continuada - Para o prof. Júlio Furtado, que é doutor em Ciências da Educação, a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.

Essa necessidade sempre existiu, já que a ação docente é uma ação complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos como a capacidade de captar a atenção e de criar interesse. As mudanças de paradigmas impostas pela sociedade nas últimas décadas intensificou sobremaneira essa necessidade.

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