Profa. Me Cristina Filipakis dedica-se a Especialização em Abordagem Sistêmica
A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente
Boa parte da equipe docente do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra está envolvida em um contínuo processo de qualificação, o que atende a uma das prerrogativas ideais para a atuação na área da educação, sobretudo a educação superior que é pautada também pela pesquisa e extensão.
Profa. Me. Cristina Filipakis - Foto: Arquivo Pessoal
Nesta perspectiva, a profa. Me Cristina Filipakis cursa uma pós-graduação Lato Sensu em ‘Fundamentos e Práticas com Famílias e redes sociais’, pelo Ceulp/Ulbra, com carga horária de 390/h. Além disso, participa pesquisas com foco em Psicologia do Desenvolvimento, Questões de Gênero e Família. No Ceulp/Ulbra, participa do Núcleo de Ensino de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento em Saúde.
Para a coordenadora do curso, a profa. Dra. Irenides Teixeira, o diferencial do profissional está justamente na capacidade de perceber a contínua qualificação como algo intrínseco a profissão. ‘Na verdade, esta é uma característica que torna tão especial a docência no ensino superior. Este perene movimento de autoaperfeiçoamento é algo que impacta positivamente a todos, não apenas o professor/pesquisador’, destaca Irenides.
Formação continuada - Para o prof. Júlio Furtado, que é doutor em Ciências da Educação, a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.
Essa necessidade sempre existiu, já que a ação docente é uma ação complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos como a capacidade de captar a atenção e de criar interesse. As mudanças de paradigmas impostas pela sociedade nas últimas décadas intensificou sobremaneira essa necessidade.