Profa. Me. Ana Letícia se aprofunda em Terapias Cognitivas
A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente
Boa parte da equipe docente do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra está envolvida em um contínuo processo de qualificação, o que atende a uma das prerrogativas ideais para a atuação na área da educação, sobretudo a educação superior que é pautada também pela pesquisa e extensão.
Profa. Me. Ana Letícia Odorizzi - Foto: Arquivo Pessoal
Neste sentido, a profa. Ana Letícia Odorizzi cursa duas pós-graduações em ‘Terapias Cognitivas’, pela Cognitiva Scientia – 360h -, e em Metodologias Ativas, pelo Itac Palmas. Quanto a Terapias Cognitivas, objetiva aperfeiçoar saberes em saúde mental, proporcionando contato com o que existe de mais atual em Terapias Cognitivas, em um curso renovado e atualizado seguindo as tendências mundiais no cenário das Terapias Cognitivas de última geração. Já em relação as Metodologias Ativas, aborda o que há de mais atual no manejo de conteúdos em sala de aula, a partir do envolvimento dos acadêmicos.
Formação continuada- Para o prof. Júlio Furtado, que é doutor em Ciências da Educação, a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.
Essa necessidade sempre existiu, já que a ação docente é uma ação complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos como a capacidade de captar a atenção e de criar interesse. As mudanças de paradigmas impostas pela sociedade nas últimas décadas intensificou sobremaneira essa necessidade.