Profa. Me Izabela Querido se aprofunda em Psicologia Positiva
A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente
Boa parte da equipe docente do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra está envolvida em um contínuo processo de qualificação, o que atende a uma das prerrogativas ideais para a atuação na área da educação, sobretudo a educação superior que é pautada também pela pesquisa e extensão.
Profa. Me. Izabela Querido - Foto: Arquivo Pessoal
Neste sentido, a profa. Me Izabela Querido cursa uma pós-graduação Lato Sensu em ‘Psicologia Positiva’, pela PUC/RS, que trabalha uma nova perspectiva do ambiente e das relações humanas a partir do estudo das emoções positivas, virtudes e potencialidades de cada indivíduo. A pós explora o propósito e o sentido de vida como um conjunto de crenças e experiências complementares que auxiliam os indivíduos e grupos a manterem-se focados em seus objetivos e a superar dificuldades. Nesta disciplina serão abordadas as bases filosóficas e científicas da autorrealização, do propósito e do sentido de vida e seus impactos positivos na motivação e engajamento de indivíduos e grupos.
Formação continuada - Para o prof. Júlio Furtado, que é doutor em Ciências da Educação, a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.
Essa necessidade sempre existiu, já que a ação docente é uma ação complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos como a capacidade de captar a atenção e de criar interesse. As mudanças de paradigmas impostas pela sociedade nas últimas décadas intensificou sobremaneira essa necessidade.