Nesta quinta-feira, 28, os acadêmicos de Psicologia do Ceulp/Ulbra – nas disciplinas de Antropologia e Filosofia, conduzidas pelo prof. Me. Sonielson Sousa – participaram da exibição do filme ‘Infiltrado na Klan’, de Spike Lee, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O filme aborda a estória de um agente negro que, com a ajuda de outro policial, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan para desestabilizar uma série de eventos terroristas conduzidos pela organização. O longa se passa nos anos 1970, mas ainda impressiona pela atualidade do tema, sobretudo após a ascensão da extrema-direita nos Estados Unidos.
Antes da exibição do filme, os acadêmicos de Psicologia já haviam entrado em contato com a obra a partir de uma análise publicada no Portal EnCena. Além disso, a temática voltará a ser discutida em sala, pelo olhar de vários autores da Psicologia, sobre os impactos do Racismo no psiquismo individual e coletivo. Pesquisas recentes publicadas pela UnB – Universidade de Brasília – apontam que, no Brasil, os jovens negros além de ser alvo da violência do Estado e ocupar o topo no índice de vítimas de homicídios, têm a sua saúde mental fortemente impactada pelos efeitos do racismo.
De acordo com a coordenadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, parcerias como esta fortalecem a aproximação do Cine Cultura com a comunidade acadêmica, além de promover um debate qualificado em torno de obras com forte apelo político e social. Para a coordenadora do curso de Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira, esta ação extensionista reforça o cuidado do curso para garantir uma formação integral aos acadêmicos. ‘A Psicologia tem uma vocação para dialogar com todas as grandes áreas de produção de saber, como a comunicação e o cinema, por exemplo. A partir de ações culturais é possível reforçar os conteúdos de sala de aula, além de ampliar o repertório argumentativo dos estudantes’, pontuou.
O Cine Cultura está localizado no Espaço Cultural, é vinculado a Fundação Cultural de Palmas e tem uma ampla programação aberta ao público e também para grupos específicos – especialmente para estudantes. O local exibe preferencialmente filmes fora do circuito comercial, para prestigiar grandes produções nacionais e internacionais premiadas em vários festivais de cinema.