Como parte da programação do CAOS 2019, ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), na sala 223 do Ceulp/Ulbra, as sessões técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos. O trabalho apresentado por Tainá Bernardes, psicóloga formada pelo Ceulp/Ulbra, teve como tema “A busca feminina pelo corpo sarado”. Tainá assina a pesquisa jutamente com a sua orientadora de TCC, Profa Dra Irenides Teixeira, e com os Professores Me.Fabiano Fagundes e Dr. Pierre Brandão.
Em sua pesquisa, a psicóloga fez ricas pontuações sobre corpo, meio social e como a interação desses dois aspectos estão relacionados. Tainá ressaltou que a mídia tem uma função muito parecida com a de um espelho, pois reflete a educação cultural e social dos indivíduos.
Com a autorização das donas, a Psicóloga analisou dois perfis do Instagram, com as seguintes características: duas mulheres, fisiculturistas, que concorriam na mesma modalidade. A partir dessa análise, ela percebeu que o corpo vem sofrendo uma objetificação que se torna digna de investimento pessoal. Esses aspectos estão envoltos pela a era do consumismo e das influências midiáticas.
Para finalizar, ela trouxe a conceituação de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo, essa exposição midiática utiliza a representação como instrumento de manipulação dos sujeitos. Portanto, o corpo volta a ser cultuado e exposto nas mídias a partir das referências e significações subjetivas.