Na tarde desta quinta-feira (23), ocorreu na sala 223 do Ceulp/Ulbra, as sessões técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos. O trabalho apresentado por Lauana Paula Barbacena Garcia, egressa de psicologia do Ceulp/Ulbra, tem como tema “O luto pelo corpo infantil feminino a partir da adolescência” e teve como orientadores a Professora Doutora Irenides Teixeira, Cristina D’ornellas Filipakis e Fabiano Fagundes.
Psicóloga Lauana Garcia. Foto: Alessandra Araújo
Em seu trabalho a Psicóloga Lauana buscou compreender de que forma ocorre o luto do corpo infantil feminino a partir da adolescência. Dessa forma, ela analisou discursos de mulheres que aceitaram participar da pesquisa, fazendo observações em relação da perda do corpo infantil com os estágios do luto de Elisabeth Kubler-Ross, que são eles: Raiva, Negação, Barganha, Depressão e Aceitação.
Para finalizar, Lauana explicitou que precisamos compreender a transição do corpo infantil para a adolescência como um processo subjetivo, que pode ou não gerar sofrimento e, quanto mais resiliência houver durante essa fase, menos complicado se torna a elaboração dessa passagem.