Publicado em: 29/07/2019 08:01

Psicologia e Práticas de Inclusão é nova disciplina do curso

Dentre as atividades da nova disciplina foi estabelecida uma parceria com a APAE


Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena

Um dos grandes desafios contemporâneos, dentro das prerrogativas dos Direitos Humanos e em atendimento às normas do Código de Ética da Psicologia, é criar alternativas para a inclusão – em vários âmbitos – de sujeitos em condições excepcionais.

Neste sentido, foi inserida à grade curricular do curso a disciplina de Psicologia e Práticas de Inclusão, que será ministrada pelas profs. Dra. Ana Beatriz, que trabalhará no SEPSI - Serviço de Psicologia do Ceulp com demandas de TEA – Transtorno de Espectro Autista e Me. Ana Letícia, que trabalhará na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A disciplina substitui Avaliação Neuropsicológica (cujas dinâmicas foram encampadas pelo Estágio 4).

Dentre as atividades da nova disciplina, de acordo com Ana Letícia, foi estabelecida uma parceria com a APAE do Tocantins, local em que os acadêmicos de Psicologia do Ceulp poderão fazer intervenções baseadas em referenciais teóricos e empíricos, além de mapear as demandas da associação e observar o processo de inclusão em seus vários âmbitos (na família, na educação, no trabalho, na igreja, no social, etc.).

Para a profa. Ana Letícia, a disciplina irá proporcionar uma rica experiência aos acadêmicos, “uma vez que estes poderão, in loco, entender quais as necessidades das pessoas com deficiência, além de proporem intervenções que terão reverberação concreta para o público almejado”.

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