Psicologia do Ceulp é o melhor curso do Tocantins, de acordo com Enade

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Dra Irenides Teixeira, o resultado coroa uma trajetória de engajamento da instituição

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
26/12/2019

O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, que é pioneiro no Tocantins com 20 anos de atuação, foi confirmado como o melhor do estado, de acordo com os últimos resultados do Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Psicologia do Ceulp/Ulbra manteve a nota 4, o que indica que os concluintes do curso no ano de 2018 obtiveram alto rendimento quando avaliados em aspectos como domínio dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, conhecimento geral e específico acerca de diferentes campos teóricos da psicologia e das áreas da Saúde, Humanas e Sociais, além de um considerável nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Dra Irenides Teixeira, o resultado coroa uma trajetória de engajamento da instituição, “que tem como pressuposto a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Isso porque o Ceulp/Ulbra é comprometido com o seu papel social, e com a responsabilidade de entregar ao mercado profissionais altamente qualificados, com competências técnicas, teóricas, e comprometimento ético”.

Na mesma linha, a profa. Me. Cristina Filipakis, que também coordena o curso, disse que “esta conquista representa o resultado de um esforço conjunto tanto dos professores, quanto da coordenação, dos alunos e da instituição como um todo, que de forma coordenada e exitosa, trabalham em busca do aprimoramento contínuo, para que a sociedade receba o que há de melhor, nos diferentes níveis de atuação da Psicologia”.

Ainda na última semana, de acordo com os dados do Inep, o Ceulp/Ulbra foi alçado à posição de melhor instituição de ensino superior do Tocantins. Isso porque teve melhora global em indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, consequentemente, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), do ano de 2018. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Enade, realizado anualmente pelo Inep. O Ceulp/Ulbra teve um aumento na avaliação final de 2,88 para 2,97. Para conferir os resultados basta acessar o portal.inep.gov.br.

 

Enade

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento