Professores da Psicologia atualizam demandas em Semana Pedagógica

Os docentes da Psicologia se dividiram em grupos para participar de todas as ações desenvolvidas na Semana

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
24/01/2020 • Atualizado em 24/01/2020 11:38

Os professores do colegiado de Psicologia estão participando da Semana Pedagógica 2020.1 do Ceulp/Ulbra, que teve início no último dia 22 e segue até o dia 31/01.

 

 

Neste semestre, a semana irá abordar a “Reestruturação Pedagógica: novas práticas e cenários no Ensino Superior”, cujo objetivo é preparar os docentes e coordenadores para a profunda mudança pedagógica que o Ceulp irá conduzir nos próximos semestres.

Durante a abertura do evento, que foi marcado por muita emoção, o prof. Adriano Chiarani da Silva, que agora irá assumir a vice-reitoria da Ulbra-Canoas, passou o cargo para o prof. Marcelo Müller. Os discursos de ambos enfocaram, sobretudo, o lugar de excelência ocupado pelo Ceulp/Ulbra no cenário tocantinense e regional, tendo em vista que a instituição ocupa o primeiro lugar no Estado, de acordo com o índice IGC do MEC (Índice Geral dos Cursos). Na mesma noite, a profa. Adriana Ziemer Gallert palestrou sobre a necessidade de repensar constantemente as práticas pedagógicas. Adriana também conduziu todas as reuniões com o NDE – Núcleo Docente Estruturante.

No decorrer da semana os professores se debruçaram sobre dispositivos a serem usados para reestruturar o trabalho pedagógico da instituição, além de planejar estratégias metodológicas articuladas com o processo de avaliação da aprendizagem. “Também é importante destacar que, neste semestre, voltamos a debater os cenários de mudanças e adversidades que impactam alunos e professores, cientes da nossa responsabilidade na criação de ambientes mais saudáveis e acolhedores”, comentou a coordenadora do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira.

 

 

Os docentes da Psicologia se dividiram em grupos para participar de todas as ações desenvolvidas na Semana. Além dos que integraram as reuniões do NDE, que debateu as principais mudanças metodológicas e do processo de Aprendizagem e Avaliação, outros participaram de oficinas sobre estresse entre acadêmicos, uso adequado de ferramentas digitais, orientações sobre o Comitê de Ética, além de demandas sobre ENADE.

“Todo semestre temos a possibilidade de reavaliar nossas práticas e reestruturar nosso posicionamento, do ponto de vista da aprendizagem, avaliação e o sentido que tudo isso tem na vida dos docentes, dos alunos e da comunidade. Trata-se de um movimento necessário e enriquecedor para todos nós”, finalizou Irenides. As aulas retornam no próximo dia 3 de fevereiro. Já as mudanças estruturais na dinâmica pedagógica irão entrar em vigor dentro de um ano.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento