O curso de Administração em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação - NEI promoveu entre os dias 17 e 20 de maio uma viagem a Rio Verde – GO, onde os alunos puderam visitar a empresa Brasilata.
A Brasilata foi pioneira ao adotar as técnicas industriais japonesas em 1985. Em 1987 implantou seu programa interno de sugestões - Projeto Simplificação, que em 2012 atingiu a marcar historica de 1 milhão de ideias. Foi também a primeira a introduzir o sistema "kanban" no fornecimento de latas litografadas, em 1992. Sua estratégia competitiva consiste em produzir com alta qualidade e pontualidade na entrega, atuando em sincronia com as necessidades dos clientes. (Disponível em www.brasilata.com.br/pt/empresa_filosofia.php)
O objetivo da atividade foi aproximar os acadêmicos de uma empresa de grande porte que opera com eficiência o sistema de produção e logística. Mas, principalmente por ser uma empresa inovadora e que valoriza os colaboradores acima de tudo, que acredita que o sucesso da Brasilata é obtido por meio de seus “inventores” (como são chamados todos os empregados).
Também participaram da visita alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia Civil.
Segundo a professora Dsc. Angela Sakomoto, coordenadora da viagem, A escolha da Brasilata foi feita por ser a empresa de capital nacional que mais inova. Fomos observar in loco por que ela e especial.
Ainda de acordo com a professora, a “visita foi muito proveitosa. Fomos super bem recebidos e percebemos como uma empresa que investe em seu capital humano pode sobressair de maneira tão única no mercado. O conhecimento”.
Segue alguns relatos dos participantes da visita técnica:
Acadêmico: Matheus Lima de Abreu:
“Foi uma experiência magnifica visitar uma empresa de grande porte e conhecida por todo o Brasil. Foi um privilégio ser recebido pela Brasilata. Uma empresa que investe no desenvolvimento e capacitação de seus “Inventores” (Funcionários) como são chamados. Pode-se dizer que a empresa a cada ano vem inovando e superando as expectativas, levando consigo a marca de uma das melhores empresas em todo o mercado. A visita valeu a pena, pois aprendemos que o maior bem da empresa são as pessoas e é isso que BRASILATA implantou como filosofia dentro de sua cultura organizacional”.
Acadêmica Bruna Alves:
“A visita numa empresa como a Brasilata é muito interessante devido ser uma empresa brasileira altamente inovadora, competitiva e valorizar/investir em seus colaboradores. Foi uma visita reflexiva, pois me lembrei de conceitos estudados em salas de aula que são aplicados na prática pela empresa, o que me fez pensar no que estou fazendo para ser um bom profissional. E motivadora, pois renovou as energias de continuar na buscar de conhecimento contínuo”.
Professora Angela Sakamoto:
“Vivenciamos em único dia, como um chão de fábrica pode ser organizado, como pessoas podem ser geridas e valorizadas, como o estoque pode ser organizado, como funciona a logística de uma fábrica. Além disso, pudemos conviver em grupos três dias excepcionais. Um grupo hiper eclético, com perfis e gostos bem diferentes, mas que foram muito unidos e em momento nenhum causaram algum tipo de problema. Estou muito orgulhosa do grupo e tenho certeza que os alunos deixaram uma boa impressão na Brasilata”.
Confira fotos de alguns momentos da viagem e da visita clicando aqui.