Uma visão geral sobre implementação para o Kinect

Trabalho desenvolvido no Programa de Iniciação Científica

03/06/2013 • Atualizado em 03/06/2013 17:23
Kinect

Com o avanço da tecnologia, novas formas de interação são criadas, e que acabam dispensando controles físicos com botões direcionais e de ações, manches, acelerômetro, entre outras características.

No recente paradigma de NUI (Natural User Interface ou Interface de Usuário Natural) tem-se adotado cada vez mais sensores para reconhecimento de movimentos e de fala. Dessa forma o próprio jogador torna-se o controle e suas ações no mundo real podem resultar em ações semelhantes no mundo virtual dos jogos.

Nesse quesito, quem se destaca é o Sensor Kinect, criado pela Microsoft em 2010 para a utilização de jogos interativos para a plataforma Xbox 360, que possui uma alta precisão de mapear o corpo humano, sendo possível eliminar a necessidade de utilização de controle na maioria dos jogos e ainda permitir novas modalidades que não existiam com os métodos convencionais.

Com o tempo percebeu-se que o Kinect era muito mais que um “joystick” diferenciado voltado unicamente para jogos, passando a ser utilizado em outras áreas. Uma delas, por exemplo, é a fisioterapia, onde é utilizado para realizar avaliações e exercícios com o paciente. O crescente uso do Kinect fez a Microsoft disponibilizar ferramentas e recursos para os desenvolvedores criarem aplicações utilizando o sensor.

Um dos projetos do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica - PROICT do CEULP/ULBRA, sob orientação dos professores Fabiano e Fernando, visa incentivar os pesquisadores a aprenderem a programar para o sensor, no intuito de criar jogos e aplicações que possam auxiliar os pacientes de fisioterapia, buscando tornar a recuperação mais atrativa e servindo como nova fonte de informações sobre o paciente para o seu fisioterapeuta.

Nesta terça-feira (04/06), no Ciclo de Seminários, os alunos pesquisadores Victor Eduardo, Djonathas, Carlos Diego, Gleyson Moura e Gabriel Gusmão apresentarão informações sobre o desenvolvimento do projeto, descrevendo características do Kinect e formas de implementação.

Horário: 18h15min

Local: Labin 5 (Complexo de Informática do CEULP/ULBRA)

 

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