A venda de jogos de computadores praticamente dobrou no último ano, movimentando cerca de 68 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. O mercado brasileiro representa apenas 0,3% desse total, movimentando quase 1 bilhão de reais por ano.
O mais interessante no desenvolvimento de jogos atualmente é que os jogos indie, ou jogos independentes, têm conquistado o gosto do público, como o sucesso Minecraft, que já arrecadou mais de US$40 milhões de dólares.
Um exemplo brasileiro é o jogo DungeonLand, que ficou em 3º lugar no ranking dos jogos mais vendidos da plataforma Steam, não se sabe a receita que a empresa obteve, mas os servidores do jogo registraram quase 5 mil players simultâneos.
Mas como fazer parte deste potencial de mercado? Como produzir jogos eletrônicos?
No Ciclo de seminários do dia 11 de junho, o aluno Willian Almeida Rodrigues, orientado pelo prof. Jackson Gomes, mostrará um pouco de como um jogo é produzido e dará também algumas indicações de por onde começar a desenvolver jogos de forma independente. Se você tem interesse em aprender mais detalhes de como são criados jogos de computador ou se é um curioso do assunto, não perca esta oportunidade.
O Ciclo de seminários é realizado pelos cursos de computação do CEULP/ULBRA e ocorre semanalmente, às 18h15, no Labin 5 (prédio do complexo de informática).