Mais uma vez, o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Engenharia Inteligente de Dados do CEULP teve seu reconhecimento no cenário nacional, a partir da aprovação de dois artigos científicos no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. (SBSC'2014). Os trabalhos aprovados foram “Modelo de Recomendação de Especialistas em Ambientes Sociais Virtuais” e “TidalTrust Versus. T-SWEETS: uma Análise da Eficácia no Processo de Inferência de Confiança em Ambientes Virtuais Sociais”, ambos de autoria dos professores dos cursos de Computação do CEULP Edeilson Milhomem, Jackson Gomes e Parcilene Fernandes e do egresso do cursos de Sistemas de Informação, Diego Olvieira.
Sobre o SBSC
O SBSC 2014 acontecerá em Curitiba, de 6 a 9 de outubro, e é o mais importante fórum nacional de debates para pesquisadores e profissionais da área de Sistemas Colaborativos e reúne importantes pesquisadores do cenário nacional e internacional. O evento discute o desenvolvimento, a avaliação e o uso de ferramentas para oferecer suporte à colaboração entre pessoas, sob várias perspectivas, por exemplo, no desenvolvimento e a avaliação de sistemas colaborativos, a investigação de como a colaboração ocorre na prática e a aplicação de sistemas colaborativos em diversos domínios. O SBSC é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e está em sua 10ª edição.
Mais informações sobre o evento clique aqui:
Sobre o Grupo de Pesquisa Engenharia Inteligente de Dados
O principal objetivo do grupo de pesquisa é o entendimento de como a dinâmica das relações humanas em ambientes sociais virtuais podem ser utilizadas para descoberta de conhecimento. Na área de Mineração de Dados, Recuperação e Busca de Informação objetiva investigar técnicas e abordagens para a descoberta inteligente de conhecimento. Na área de Análise de Redes Sociais, almeja estudar técnicas e abordagens para a exploração das características das relações sociais para automatizar mecanismos de recomendação. Na área de Análise de Sentimentos, a partir de um estudo multidisciplinar que considera a teoria da Psicologia denominada “Análise do Comportamento”, busca a inferência de alguns dos aspectos relacionados ao conceito de “Sentimento”, por exemplo, emoções e opiniões. Na área de gamificação, tem-se a possibilidade de criar mecanismos que utilizem elementos do contexto de “jogos” em ambientes de vivência virtuais, amplificando o estabelecimento das relações, promovendo a autonomia e a fidelidade do usuário.