Palestra: Computação gráfica e Kinect - delimitação de imagens corpóreas

1 de setembro de 2015 no Labin V (Complexo de Informática do CEULP)

28/08/2015 • Atualizado em 29/08/2015 16:02

A próxima palestra do Ciclo de Seminário terá como tema “Computação gráfica e Kinect - delimitação de imagens corpóreas” e será apresentada pelo auno Leomar Camargo, aluno do curso de Ciência da Computação do CEULP. Este é um tema que o Leomar vem trabalhando nas pesquisas do seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelo prof. Fabiano Fagundes.


A obtenção dos dados antropométricos é de extrema importância para a avaliação e adequação do ser humano em um determinado ambiente. Com essas informações é possível por exemplo, realizar comparações entre o grau de adequação das pessoas em um ambiente de trabalho específico. O Kinect é uma das tecnologias que auxilia no processo de automatização para obtenção dos dados antropométricos, onde é possível a visualização da representação do esqueleto do ser humano, bem como suas articulações, em tempo real.


Porém, em alguns casos a utilização exclusiva dos recursos do Kinect torna-se ineficaz, uma vez que estes não são capazes de fornecer uma referência precisa para obtenção de uma resposta acerca do que se deseja conhecer. Uma dessas respostas são os dados antropométricos do ser humano, como a altura, a largura dos ombros, a largura da cintura entre outros.  Com isso, uma possível solução é o uso de técnicas de computação gráfica para delimitação de áreas. Uma dessas técnicas é a segmentação, que consiste em identificar de regiões de objetos relevantes em uma imagem. Nesse contexto, para que o processo de segmentação seja facilitado, o Kinect possui o sensor de profundidade que favorece a digitalização em três dimensões do ambiente que está em volta da pessoa, permitindo a distinção entre o background (fundo) e a pessoa.

Gostou do assunto? Achou interessante? Venha aprender um pouco mais sobre o assunto participando da próxima edição do Ciclo de Seminários.

 

Sobre o Grupo de Pesquisa GEPETS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida (GEPETS) trabalha com as tecnologias atuais de informação, computação, comunicação e jogos, envolvendo desde sistemas e aplicativos que viabilizem o contato social até dispositivos que ampliem a interação entre usuário e os jogos ou ambientes virtuais, com especial interesse nas suas influências na qualidade de vida de seus usuários (indivíduos ou comunidades). Como repercussões, o grupo desenvolve novos produtos e serviços baseados nos conhecimentos adquiridos e promove modificações que ampliam e aperfeiçoam aqueles já existentes.

 

Sobre o Ciclo de Seminários


O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feira, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.
Neste evento, são proferidas palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.
 

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento