Egressa de Sistemas de Informação defende mestrado

Cleydiane Lima defendeu sua dissertação de Mestrado na UFPE

22/02/2016 • Atualizado em 23/02/2016 18:22
Defesa de mestrado da Cleydiane
Ficamos todos muito felizes com a conquista da Cleydiane Lima de Sousa, egressa do Curso de Sistemas de Informação. Na sexta, dia 19 de fevereiro, ela defendeu, no programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sua dissertação de Mestrado intitulada “Mapa de Apoio à Gestão de Dívida Técnica no Processo de Teste de Software”, sob orientação do professor Hermano Perrelli de Moura e co-orientação do professor Arilo Claudio Dias-Neto, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas.
 
A Cleydiane desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação, no CEULP, sob orientação do professor Jackson Gomes de Souza, e teve como foco o trabalho na Fábrica de Software do CEULP. Sua monografia, intitulada “Metodologia de Desenvolvimento de Software para a Fábrica de Software do CEULP/ULBRA”, foi defendida em junho de 2012 e está disponível na Biblioteca Digital (https://ulbra-to.br/bibliotecadigital)
 
A Coordenação e os professores do Curso parabenizam a Cleydiane e desejam muito sucesso na sua carreira.
 
 
 
Sobre a dissertação
 
Dívida Técnica (DT) está relacionada a tarefas que devem ser executadas e são acumuladas ao longo de um projeto para serem realizadas posteriormente. A falta de planejamento de tempo e recursos em um projeto, dentre outros problemas, propiciam seu surgimento. DTs não solucionadas tendem a criar dependências e aumentar o grau de complexidade para correção, resultando em maior esforço, custo e retrabalho em um projeto. A sua identificação e gerenciamento ao longo de um projeto é essencial para minimizar seu impacto e consequências negativas. Estudos apontam teste de software como sendo uma das principais áreas impactadas por DTs em projetos de software.
 
Na dissertação da Cleydiane foram mapeadas a partir da literatura técnica 22 possíveis DTs relacionadas ao processo de teste de software, suas causas e indicadores. Elas foram avaliadas por meio de um survey com os profissionais da área de teste de software. Como resultados do survey, são apresentados os níveis de concordância obtidos para cada DT, suas causas e indicadores sugeridos. Após essa validação da concordância quanto às DTs, foi identificada a necessidade de se vincular soluções as causas de cada DT e, para isto, foi realizada uma nova revisão de literatura. A partir dos dados das DTs, com suas causas, indicadores e soluções foi elaborado um mapa, com objetivo de apoiar profissionais da área de teste de software na gestão de DTs que podem ocorrer no decorrer da execução do processo de TS. Após a elaboração do mapa, o mesmo foi avaliado a partir de um questionário, por profissionais experientes em TS (líderes e consultores). Como resultado desta avaliação, são apresentadas as opiniões e considerações destes profissionais sobre a versão inicial do mapa elaborado. Por fim, é apresentado o resultado final do mapa, com as devidas alterações baseadas nas respostas obtidas no questionário de avaliação do mapa.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento