Durante esta semana, está sendo oferecido um curso de Arduíno aos jovens carentes do Colégio CEMIL (Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros). Esta é uma atividade do Projeto Informática e Sociedade dos cursos de Computação do CEULP, que terá como instrutores os alunos Glaycow Silveira e Antônio Carlos Mota.
Esta atividade é originada da parceria estabelecida entre o Projeto Informática e Sociedade e o CEMIL, que visa contribuir para o desenvolvimento desta comunidade.
Arduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica destinada a artistas, designers, estudantes de engenharia e computação e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos. O objetivo da plataforma é ser simples para facilitar o aprendizado de iniciantes e possibilitar que profissionais de diversas áreas consigam unir seus conhecimentos com os recursos de eletrônica que um microcontrolador oferece.
O projeto Informática e Sociedade é um projeto dos cursos de Computação do CEULP que tem como propósito de contribuir com o desenvolvimento da sociedade por meio da tecnologia. O projeto possui duas vertentes de atuação: (2) inclusão digital de pessoas carentes, com necessidades especiais, idosos, em situação de risco social ou que, por algum motivo, não têm acesso à tecnologia da informação; e (2) qualificação profissional de jovens e adolescentes de comunidades carentes. que visa despertar o interesse dos jovens pela TI, visto que há um mercado vasto a ser explorado no que tange a Inovação Tecnológica, com amplas possibilidades de negócios e trabalho.