Os alunos Jhemeson Silva Mota e Alexandre Kavalerski Teixeira, do curso de Ciência da Computação, conquistaram o 2º lugar na categoria Ensino Superior na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia – FECIT 2017. Com orientação dos professores Fabiano Fagundes e Jackson Gomes de Souza e o apoio da neuropsicopedagoga Daniela de Oliveira Welte, eles apresentaram o trabalho “Spectrum: Plataforma de Aplicativos Para Auxílio no Desenvolvimento de Crianças com Distúrbios Autísticos”.
A proposta deste projeto é que esta plataforma funcione como ambiente digital de aprendizagem para crianças com distúrbios autísticos. Através da aplicação de conceitos e elementos de alfabetização, jogos e psicologia, a plataforma visa auxiliar o profissional responsável pelo acompanhamento da criança. Uma ferramenta voltada a este público pode solucionar diversos problemas relacionados ao ensino, engajamento no aprendizado e socialização de crianças no espectro autista.
A plataforma conta com dois jogos desenvolvidos e que estão em processo de aprimoramento: o “AnimaSom” e “As aventuras do Trenzinho Pi na Floresta do Tirocim”
O jogo “AnimaSomA tem como foco estimular a memória e o desenvolvimento da consciência fonológica através da associação de imagens com sons.
“As aventuras do Trenzinho Pi na Floresta do Tirocim” tem como proposta auxiliar no processo de alfabetização e no desenvolvimento da coordenação motora de crianças com distúrbios autísticos através de uma abordagem drag and drop.
A premiação da FECIT vem juntar-se a dois outros prêmios recebidos pelos autores em eventos científicos anteriores: o 1º lugar na Jornada de Iniciação Científica do CEULP, área Ciências Exatas, nos anos de 2016 e 2017.