Passado, presente e futuro da área da Computação

Professor Fabiano Fagundes falará como as tendências da área movimentam o mundo

20/08/2022 • Atualizado em 20/08/2022 13:14

Não é de hoje que a tecnologia, de uma forma geral, e a computação, em particular, despertam grande interesse na humanidade. Os avanços tecnológicos são os grandes responsáveis pelo aumento na expectativa de vida, pela grande produção de alimentos, pela transmissão mais democrática da informação, dentre outros frutos destes avanços.

Na computação tem-se isso de forma bem evidente, pois ela sai de um meio acadêmico ou movido às necessidades práticas de grandes empresas e cai no gosto popular. Hoje pode-se dizer que todos carregam um computador consigo, na forma dos aparelhos celulares cada vez mais poderosos em termos de hardware mas também carregados de aplicativos que lhes dão a sua real cara e funcionalidade, de acordo com o usuário.

No Ciclo de Seminários desta semana, que dá início à série de seminários que ocorrerão ao longo do ano, o professor Fabiano Fagundes mostrará alguns curiosidades sobre a área, lá em seu início (se é que dá para destacar um início propriamente dito) até o que temos hoje e as perspectivas que se apresentam para o futuro.

 

Vale a pena participar. O evento, que dá direito a certificado, acontecerá na próxima terça, 23/08, às 18h15, no Labin 6 e será transmitidos pelo canal youtube.com/computacaoemmovimento.

 

O Ciclo de Seminários

Desde 1999 os cursos da área de Computação do Ceulp apresentam, semanalmente, os Ciclos de Seminários. Em uma sucessão de semanas os alunos têm acesso a palestras ministradas pelos próprios acadêmicos nas quais eles apresentam resultados de seus Projetos de Iniciação Científica, Projetos Tecnológicos, atividades desenvolvidas em Programas de Extensão e nas disciplinas que estão cursando. Em momentos especiais professores ou egressos também fazem sua participação nos Ciclos.

Caminhando para os 24 anos de existência, o Ciclo de Seminários, junto com o Encoinfo - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, vêm se firmando como os mais antigos e duradouros eventos de divulgação científica e tecnológica do estado.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento