No dia 05 de novembro, Adriano Barreira de Andrade defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade Vale do Taquari – UNIVATES na cidade de Lajeado – RS. Sua apresentação ocorreu como requisito parcial para conclusão do Mestrado em Ensino. O trabalho possui o título “Metodologias Ativas no ensino de Ciências Contábeis: PBL – problem based learning na disciplina de Arbitragem e Perícia Contábil”. A banca foi composta pela orientadora da pesquisa Profa Dra Aparecida Guimarães Strohschoen (UNIVATES), o Prof. Dr Rogério José Schuck (UNIVATES), Profa Dra Miriam Ines Marchi (UNIVATES) e a como membro externo contou com a participação da Pós doutoranda Franciele Dietrich Zagonel (Faculdade de Linköping, Suécia), por videoconferência.
A pesquisa:
A pesquisa está direcionada para a compreensão das metodologias ativas de ensino e aprendizagem no curso de Ciências Contábeis. Defende-se que, na sala de aula, o aluno deve ser responsável pela construção do seu conhecimento. Assim, o estudo teve como objetivo investigar como o uso de metodologias ativas em sala de aula, considerando a aplicação do problem based learning (PBL), promove a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de graduandos em Ciências Contábeis. O PBL permite o desenvolvimento do pensamento reflexivo, incentiva a investigação científica, aproxima o indivíduo do mercado de trabalho, suscita o aperfeiçoamento por meio do desenvolvimento das habilidades de autoavaliação e estimula a troca de conhecimentos e experiências. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, em relação aos objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva. Considerando os procedimentos técnicos, trata-se de uma aproximação ao estudo de caso, tendo sido utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a observação participante e questionários aplicados no início e no final da experiência, em uma turma de graduandos em Ciências Contábeis na disciplina Arbitragem e Perícia Contábil. A pesquisa foi realizada no CEULP/ULBRA, localizado em Palmas – TO. A respeito dos resultados, segundo os relatos dos alunos, após a participação em aulas baseadas no PBL, houve melhora na aprendizagem e aumento do desenvolvimento da autonomia acadêmica. Cabe ressaltar que a habilidade de trabalhar em equipe, citada inúmeras vezes pelos sujeitos da pesquisa como o item que mais demandou atenção, bem como a habilidade de superar as dificuldades apresentadas, foram essenciais para o sucesso na solução do problema proposto.
Adriano Barreira de Andrade é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIVATES, tendo como linha de pesquisa Metodologias Ativas (2018). Possui graduação em Ciências Contábeis (2010) e Pós-Graduação Latu Senso em Controladoria e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Tocantins (2012). Desde 2013 é professor do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, no curso de Ciências Contábeis.