Egressa de Ciências Contábeis publica artigo científico após defesa do TCC

A partir dos estudos do seu TCC, Neila Aparecida dos Santos Figueredo e Professores do Curso de Ciências Contábeis publicaram Artigo Científico sobre Sustentabilidade Empresarial

27/05/2020

A egressa Neila Aparecida dos Santos Figueredo e os professores Adriano Barreira de Andrade e Cássia Regina de Lima, juntamente com a pesquisadora Thaysi Castro Coelho Andrade, professora no curso de Engenharia Agronômica da Unitins, que atuou como avaliadora externa, publicaram artigo científico intitulado "Evidenciação de Informações Socioambientais por entidades Bancárias participantes da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE", na revista Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 121 – 135, ano 2020.
O artigo científico foi elaborado a partir de experiências oriundas da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso da Acadêmica.
Este trabalho de pesquisa teve como finalidade analisar a evidenciação de informações socioambientais por entidades bancárias participantes da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), em conformidade com a NBC T-15. Buscou-se como objetivo investigar se as principais informações sociais e ambientais divulgadas das Demonstrações contábeis de três entidades bancárias listadas no ISE, Banco Santander, Banco do Brasil e Banco Bradesco, atendem as orientações da NBC T-15. Cumprindo com suas responsabilidades diante de uma sociedade cada dia mais exigente, deixando claro seus interesses por investir em entidades que não buscam apenas o lucro financeiro, mas que se preocupam com a sustentabilidade. A natureza da pesquisa foi qualitativa, quanto aos objetivos, estes foram de forma exploratória e descritiva.
Sobre o procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa documental para a coleta de dados no período de 2015 a 2017. Em relação aos resultados obtidos, segundo as informações disponibilizadas pelos bancos, concluiu-se que, de forma geral, os quesitos foram atendidos em sua maioria. Os investimentos sociais e ambientais estão presentes em seus relatórios, demonstrando de forma significada e positiva o poder de influência que estas três entidades bancárias possuem em relação a sociedade e ao meio ambiente.
Destacamos o empenho e esmero da acadêmica que foram imprescindíveis para sucesso da pesquisa, bem como sua publicação. Parabenizamos os professores e a egressa por tal conquista, representado o crescimento da Pesquisa no curso de Ciências Contábeis.

Informamos que o artigo científico se encontra disponível para consulta no link:
https://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/article/view/8004

 

Veja também

#vempraulbra

Invista em seu conhecimento com a garantia dos melhores resultados em Ciências Contábeis
  • Escritório modelo em parceria com a Receita Federal e CRC
  • Metodologias ativas
  • Laboratório de Contabilidade
  • Visitas Técnicas e projetos comunitários
  • Central de Estágios
  • Equipe de professores mestres e doutores com experiência prática de mercado