Educação Física e Semana da Consciência Negra

Será que precisamos de uma semana para lembrar que somos um povo que se constitui por muitas raças e etnias? Porque precisamos de datas como o Dia da Consciência Negra?

19/11/2013

Com o objetivo de refletir sobre o preconceito racial, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física realizam na quarta-feira (20), no hall de entrada do CEULP, uma aula aberta onde haverá também exposições de textos e fotos sobre o tema. 

Durante a semana acontecerão outras atividades, a socialização de experiências vividas em visitas à Escola Wainkarnãse, da aldeia Xerente Salto Kripre, em Tocantínia – TO e na Escola da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, em Santa Tereza – TO, ao longo do semestre por acadêmicos das disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico e Currículo e Gestão em Ambientes Educativos, sob a orientação das Professoras Cidinha Medina e Adriana Ziemer Gallert.

Na oportunidade os acadêmicos puderam conhecer e vivenciar currículo intercultural estudado ao longo do semestre, como afirma o acadêmico Kácio Ferreira de Sena expressando com emoção os conhecimentos e vivência adquirida, “eles (os índios) tentam preservar a sua cultura e suas tradições, mas procurando respeitar as outras também. Para os índios da aldeia Salto Kripre, as suas raízes é que definem o homem. Por isso eles tentam dosar para os jovens a evolução que o mundo está tendo. Esta visita foi uma oportunidade única”, afirma o acadêmico.

Veja também

#vempraulbra

Conheça o melhor Curso de Educação Física da Região Norte e toda sua potencialidade. Invista na sua formação e conquiste um diploma que te amplia a possibilidade de aprovação nos concursos públicos e credibilidade no mercado de trabalho
  • Maior e melhor complexo esportivo da Região Norte
  • Equipe docente de mestres e doutores
  • Amplo laboratórios de práticas corporais
  • Complexo Laboratorial moderno
  • Laboratório de Fisiologia do Exercício
  • Práticas pedagógicas profissionais vivenciadas a partir do 1º período