No dia 26/04 do corrente ano, um grupo de aproximadamente 50 acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Ciências Biológicas realizaram várias atividades na Escola Municipal Carmencita Matos Maia, em Porto Nacional. A escola localiza-se no Assentamento Flor da Serra e atende crianças de famílias que foram impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica do Lajeado, há alguns anos.
As atividades realizadas fizeram parte do projeto “Ação Interdisciplinar: troca de saberes e valorização do Campo”, planejado no decorrer do semestre, sob a orientação das Professoras Maria Aparecida da Rocha Medina e Adriana Ziemer Gallert, nas seguintes disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico, Didática, Currículo e Gestão em Ambientes Educativos, Políticas e Normas da Educação e Psicologia do Desenvolvimento.
Foram planejados e vivenciados os seguintes momentos:
1º Momento - Recepção com momento lúdico de alongamento e música;
2º Momento – Aulas planejadas e ministradas por grupos de acadêmicos junto aos alunos da escola, contemplando temas relevantes para a realidade local:
- Educação Infantil e 1º ano: meio ambiente
- 2º e 3º ano: sustentabilidade
- 4º e 5º ano: alimentação saudável sem agrotóxicos
- 6º e 7º ano: vícios e drogas
- 8º e 9º ano: empreendedorismo/projetos de vida;
3º Momento – Socialização dos temas vivenciados em cada aula com um momento coletivo entre todos os alunos, professores e acadêmicos;
4º Momento – Oficina Pedagógica com os professores da escola;
5º Momento – Roda de conversa com os professores e a Diretora, visando conhecer a realidade da escola e do contexto.
A atividade contou com a participação de aproximadamente 130 alunos da escola e 10 professores.
Conforme relatos dos acadêmicos, a atividade alcançou as expectativas em relação à proposta inicial do planejamento realizado pelas professoras Cidinha e Adriana, na perspectiva de oportunizar uma vivência interdisciplinar na universidade, bem como problematizar a visão dos mesmos em relação aos diferentes contextos culturais nos quais a instituição escolar acontece. Seguem alguns depoimentos.
“A visita feita na escola do campo se resume como um choque de realidade, uma soma de aprendizado, com trocas de conhecimentos de fundamental importância. Momento de clareza e visão ampla sobre a realidade da escola no campo. “ (Evaldo Rodrigues Fonseca)
“A visita me fez ver a realidade de muitos professores e alunos. Professores que lutam para conseguir levar uma educação digna ou pelo menos mínima, e alunos que se agarram a esse fio de esperança. Juntos lutam para mudar uma realidade que ainda existe em uma boa parte de nosso país, o descaso e a invisibilidade, que muitas escolas e regiões sofrem por falta de vontade dos nossos governantes.” (Tácio Salmo Pinheiro Viana)
“A ação interdisciplinar ‘Trocas de saberes e valorização do campo’, nos proporcionou um conhecimento que não se adquire dentro de uma sala de aula. A ação nos colocou diante de desafios que iremos encontrar pela frente. O desafio de como lidar com a diversidade e enfrentar dificuldades. Nos mostrou também quão significante é a profissão de um educador, enquanto formador de opinião e incentivador de sonhos.” (Ueldo da Silva Neves)
“A aula no Reassentamento Flor da Serra foi boa, pois aprendi muito com os alunos de lá. Demonstraram interesse e persistência . Uma aluna comentou que sua mãe falava que ela não chegaria a lugar nenhum, porém ela disse que não desistirá dos seus sonhos e só alcançará por meio da educação”. (Jardhel Willamy Alves da Silva)
“A ação interdisciplinar foi muito importante para mim, pois possibilitou colocar em prática os conhecimentos construídos até hoje em minha formação acadêmica, além de conhecer outra realidade de ensino, a escola do campo. Essa experiência proporcionou muitas aprendizagens a nós, acadêmicos, e aos alunos participantes. Significou mais bagagem para a minha vida acadêmica, que levarei para os meus futuros alunos e a minha profissão, o ideal de educação que desejo”. (Luzia Gonçalves Vieira)