Ciência de Dados (do inglês Data Science) é vista atualmente como uma das "profissões da moda". Além de vários cursos nessa área disponíveis em canais como Coursera e Udemy, há uma comunidade bastante ativa. O professor Jackson Gomes de Souza, orientador do trabalho, ressalta que, “ainda há quem diga que Ciência de Dados é a profissão do futuro, mas é possível provar, estatisticamente, que isso já é uma realidade”.
Em termos conceituais, a Ciência de Dados agrega conhecimentos de várias áreas, como matemática, física, estatística, psicologia, antropologia e computação. Em termos práticos, o profissional dessa área utiliza conhecimento de domínio e ferramentas para analisar dados.
O termo "mastigar dados" (do inglês data crunch)? representa uma das tarefas do cientista de dados: analisar conjuntos de dados com o fim de gerar conhecimento e informação. Até porque, como descreve Robson Gomes, um dos acadêmicos responsáveis pela palestra, “a Ciência de Dados permite a extração e descoberta de informações que não estão nitidamente explicita nos dados”.
Python e R são duas das plataformas mais populares para a ciência de dados pois fornecem recursos comuns como: carregar dados de arquivos, fatiar, segmentar, agrupar e realizar análises estatísticas sobre os dados, bem como visualizar informação na forma de gráficos. Murillo Roseno, um dos alunos palestrantes, explica que “nosdados encontramos a essência de um negócio e a Ciência de Dados é um caminho para descobri-los”.
A palestra apresenta uma visão geral da área de Ciência de Dados e uma visão prática da tarefa de mastigar dados utilizando Python e um conjunto de ferramentas habilitadas para este fim. Assunto bem interessante pois, como o professor Jackson coloca, “aprender técnicas de análise de dados utilizando programação é um diferencial para o profissional da Ciência da Computação”.
Sobre o Ciclo de Seminários
O Ciclo desta semana é às 18h15 desta terça, dia 21, no Labin 5.
O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feira, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.
Neste evento, são proferidas palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.