Este período de pandemia chamou a atenção de todos para os recursos digitais de aprendizagem (RDAs), ainda que estes não fossem reconhecidos por este nome. De uma hora para outra os lares foram preenchidos com videoaulas, meets, gravações de vídeos etc. Apostilas online, simuladores computacionais, imersões em realidade virtual ou aumentada, foram novidades que tomaram conta do universo educacional.
Como os recursos digitais de aprendizagem podem ser avaliados é uma discussão constante na área das tecnologias para a educação. Entende-se que, para alcançarem os objetivos a que se propõem, faz-se necessário que os recursos digitais de aprendizagem estejam adequados pedagogicamente, tenham qualidade de acordo com os preceitos da Engenharia de Software e que seu projeto tenha sido direcionado às características, necessidades e habilidades de seus usuários finais
Ciclo de Seminários desta terça
A diversidade de abordagens para avaliação de recursos digitais de aprendizagem é uma barreira para o processo de avaliação. Diante disso, a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TARDA – Versão 2.0) é proposta a partir de 26 abordagens descritas na literatura nacional e internacional e contempla dimensões de qualidade de software, de uso e pedagógica.
Dimensão de Qualidade de Software da TARDA
Assim, para nossa alegria e aprendizado, a Ana Carolina vai apresentar um relato do início de seus estudos na disciplina de Laboratório de Criação, em que busca compreender os elementos que compõem a TARDA bem como a sua possibilidade de uso nos recursos digitais de aprendizagem desenvolvidos no departamento, como o OSLive e o LogicLive, por exemplo.
Representação gráfica da TARDA
Aproveite o Ciclo de Seminários que acontecerá nesta terça, 19/04, às 18h15, no Labin 6, para conhecer um pouco mais do tema.
O Ciclo de Seminários
Desde 1999 os cursos da área de Computação do Ceulp apresentam, semanalmente, os Ciclos de Seminários. Em uma sucessão de semanas os alunos têm acesso a palestras ministradas pelos próprios acadêmicos nas quais eles apresentam resultados de seus Projetos de Iniciação Científica, Projetos Tecnológicos, atividades desenvolvidas em Programas de Extensão e nas disciplinas que estão cursando. Em momentos especiais professores ou egressos também fazem sua participação nos Ciclos.
Ciclos de Seminários
Com 23 anos de existência, o Ciclo de Seminários, junto com o Encoinfo - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, vêm se firmando como os mais antigos e duradouros eventos de divulgação científica e tecnológica do estado.