Já ouviu falar em Big Data?

Dyenefer e Matheus falarão sobre Big Data e Hadoop Map Reduce

31/05/2022

Big Data consiste em grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados. São dados que chegam em grande variedade, em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior, no que é conhecido como os 3 Vs (iniciais) do Big Data.  A área relacionada ao trabalho com Big Data envolve um conjunto de técnicas para trabalhar com um volume muito grande de dados, especialmente porque esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los. Por isso, é necessário que haja ferramentas que possibilitem manipular essa grande quantidade de informações que nem sempre estão organizadas de forma estruturada em um banco de dados.


Big data

 

O  Hadoop é uma plataforma para o armazenamento e processamento paralelo e distribuído de grandes conjuntos de dados, que disponibiliza serviços para armazenamento , processamento, acesso, governança, segurança e operações sobre os dados.


Ciclo da Semana

 

No Ciclo de Seminários desta semana será apresentada uma contextualização de Big Data, do Hadoop e de demais conceitos envolvidos, bem como alguns exemplos de utilização. O conhecimento para este momento foi obtido pelos alunos Dyenefer dos Santos Morosini e Matheus Santos Almeida a partir de um trabalho desenvolvido na disciplina de Sistemas Paralelos e Distribuídos, ministrada pela professora Madianita Bogo Marioti.

Lembrando que o Ciclo de Seminários acontece às terças, às 18h15, no Labin 6 e é transmitido também pelo nosso canal youtube.com/computacaoemmovimento.

 

O Ciclo de Seminários

Desde 1999 os cursos da área de Computação do Ceulp apresentam, semanalmente, os Ciclos de Seminários. Em uma sucessão de semanas os alunos têm acesso a palestras ministradas pelos próprios acadêmicos nas quais eles apresentam resultados de seus Projetos de Iniciação Científica, Projetos Tecnológicos, atividades desenvolvidas em Programas de Extensão e nas disciplinas que estão cursando. Em momentos especiais professores ou egressos também fazem sua participação nos Ciclos.

 


Ciclos de Seminários



Com 23 anos de existência, o Ciclo de Seminários, junto com o Encoinfo - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, vêm se firmando como os mais antigos e duradouros eventos de divulgação científica e tecnológica do estado.

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins