CAOS: violência psicológica sob a luz da Sistêmica

O evento "Seminários Clínicos" é parte da programação do CAOS que acontece no Ceulp

Por Fernanda Karoline Bonfim - Acadêmica de Psicologia do Ceulp – Palmas-TO
24/08/2017

A Psicóloga Egressa do Ceulp/Ulbra Gisélia Nogueira Noleto Vasconcelos, supervisionada pelo Professor Me. Wayne Mathews Francis ministrou o Seminário Clínico “Violência psicológica: um estudo de caso à luz do paradigma sistêmico”. O seminário aconteceu  no auditório central do Ceulp/Ulbra no dia 21 de agosto. Sendo parte do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS).

 

 

Vasconcelos apresentou um caso clínico de violência psicológica, no qual ressaltou a escuta atenciosa como ponto principal para um bom desenvolvimento da dinâmica terapêutica. Mostrou também, a importância do terapeuta conhecer a história do indivíduo, o que pode ser por meio de uma linha do tempo para maior descobrimento, desvelamento e identificação de conflitos a serem trabalhados.

 

A psicóloga ressaltou que durante atendimentos de seu caso, fez uso de diferentes técnicas e alertou que os psicólogos não devem se privar de técnicas, já que estas podem funcionar como um norte para saber o que está acontecendo na vida do paciente. Não se limitar, ir além, buscar diferentes alternativas que possa atribuir na promoção de saúde mental. “Utilizei várias técnicas e estratégias para entender o que estava acontecendo”, completou.

 

Na sequência, foi falado sobre um cuidado importante, o de não deixar que a violência psicológica tire a voz do indivíduo, e se for tirada, que o terapeuta auxilie na recuperação desta voz. Foi falado, também, da importância de o terapeuta viver junto e estar por inteiro com o paciente para que haja frutos no processo terapêutico. No entanto Vasconcelos ressalta “somos coadjuvantes, o processo é da pessoa e ela faz e traz as próprias reflexões“.

 

Sobre em seus atendimentos, ela diz ter sido de grande aprendizado, pois apurou o olhar e o ouvir. Aprendeu novas técnicas e sentiu alegria e prazer com cada avanço do paciente. Mas ressaltou que a psicoterapia não é sempre bem sucedida. “Há progresso, mas há retrocesso também, faz parte.” Concluiu falando sobre o êxito de seu caso. Uma paciente vítima de violência psicológica, é como “a andorinha que reaprendeu a voar.”

 

O Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) acontecerá dos dias 21 a 25 de agosto.

 

 

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

Serviço:

O que: Palestra e mesas-redondas

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra

Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.net/mural

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento