Ciência de Dados Científicos no Ciclo de Seminários

As publicações científicas podem fornecer muito mais informações do que elas imaginam oferecer

02/05/2022

Enquanto a Ciência de Dados vem ocupando um espaço cada vez maior no imaginário das pessoas, especialmente a partir do momento em que a imprensa tradicional, não voltada a divulgação científica, começa a apresentar aqui e ali algumas conclusões interessantes que pesquisas na área vêm obtendo.

O ciclo desta semana


Entretanto, há muito por trás da Ciência de Dados propriamente dita. Há todo um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas que nos permitem analisar, visualizar e interpretar um enorme volume de dados de forma inteligente e, importante, útil. Como também há um conjunto enorme de conjuntos de dados (com perdão da repetição) somente esperando para serem devidamente extraídos, limpos, organizados, estruturados para que, devidamente e corretamente espremidos, gerem novos conhecimentos.

E se aplicarmos a Ciência de Dados nos dados científicos? E se olharmos os conteúdos das publicações científicas com um olhar voltado à mineração de dados? Este é o tema do Ciclo de Seminários desta semana, quando os acadêmicos Rayanna Quirino de Sousa e o Augusto Cavalcanti Cardoso nos apresentarão algumas informações sobre este tema bastante incipiente. Só para se ter ideia, uma pesquisa pelo termo "ciência de dados científicos" no Google Acadêmico retorna um total de "zero", isso mesmo, "zero" resultados.

Para matar sua curiosidade, assista ao Ciclo, que acontecerá neste dia 3 de maio, às 18h15, no Labin 6. Você também pode assistir pelo nosso canal youtube.com/computacaoemmovimento. Entretanto, quem assistir ao Ciclo presencialmente concorrerá a uma caneca da área. Um bom motivo para estar presente.

Caneca que será sorteada aos presentes no Ciclo

O Ciclo de Seminários

Desde 1999 os cursos da área de Computação do Ceulp apresentam, semanalmente, os Ciclos de Seminários. Em uma sucessão de semanas os alunos têm acesso a palestras ministradas pelos próprios acadêmicos nas quais eles apresentam resultados de seus Projetos de Iniciação Científica, Projetos Tecnológicos, atividades desenvolvidas em Programas de Extensão e nas disciplinas que estão cursando. Em momentos especiais professores ou egressos também fazem sua participação nos Ciclos.

 

Ciclos de Seminários



Com 23 anos de existência, o Ciclo de Seminários, junto com o Encoinfo - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, vêm se firmando como os mais antigos e duradouros eventos de divulgação científica e tecnológica do estado.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família