OKR virou notícia e chamou a atenção quando foi difundida a história de sua aplicação no Google, ainda uma promissora startup que prometia organizar toda a informação do mundo tornando-a facilmente acessível a todos.
John Doerr, autor do livro “Avalie o Que Importa: Como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs”, era o gestor cinquentão que estava do outro lado da mesa conversando com os jovens promissores Larry Page e Sergey Bring sobre a melhor forma de organizar e gerenciar os objetivos e resultados daquela que prometia ser uma grande empresa da área de tecnologia.
Apesar desta aparência jovial, os OKRs (sigla em inglês para Objetivos e Resultados-Chave) têm sua origem na década de 1970, na Intel, quando o seu CEO Andy Grove desenvolveu este processo de gerenciamento que se baseava em duas perguntas: “para onde quero ir?” e “como vou saber que estou chegando lá?”.
Os alunos da disciplina de Governança de TI, provocados pelo professor Fabiano Fagundes, produziram um curso em que apresentam, de forma rápida, concisa e bem interessante, os principais conceitos relacionados aos OKRs. Vale a pena conferir a sua playlist no youtube: https://bit.ly/38UJ3Vj .
Além disso, os alunos Mario Matheus Pombal Rebello e Lucas Ricardo Casagrande apresentarão, nesta terça, 07/06, às 18h15, no Labin 6 e pelo canal http://youtube.com/computacaoemmovimento , uma pequena introdução aos OKRs.
Ciclo de Semana
O Ciclo de Seminários
Desde 1999 os cursos da área de Computação do Ceulp apresentam, semanalmente, os Ciclos de Seminários. Em uma sucessão de semanas os alunos têm acesso a palestras ministradas pelos próprios acadêmicos nas quais eles apresentam resultados de seus Projetos de Iniciação Científica, Projetos Tecnológicos, atividades desenvolvidas em Programas de Extensão e nas disciplinas que estão cursando. Em momentos especiais professores ou egressos também fazem sua participação nos Ciclos.
Ciclos de Seminários
Com 23 anos de existência, o Ciclo de Seminários, junto com o Encoinfo - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, vêm se firmando como os mais antigos e duradouros eventos de divulgação científica e tecnológica do estado.