Por volta de 1900, vindo dos Estados Unidos, chega ao Brasil na cidade Porto Alegre (RS), o pastor Stiemke. Lá, se encontravam muitas famílias alemãs morando na região, onde hoje é o município de Canoas (RS). Logo, o pastor iniciou os cultos luteranos nas residências das famílias. Em 1905, essas famílias fundaram a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP) e a primeira capela luterana do Brasil.

Em 1911, foi inaugurada uma nova capela, que aos domingos, eram realizados cultos e, durante a semana, abrigava crianças para serem alfabetizadas, passando a funcionar, também, como escola.

Já em 1972, a CELSP implantou seus primeiros cursos superiores na então, Faculdade Canoense de Ciências Administrativas, em Canoas. Em 1988, foi criada a Universidade Luterana do Brasil, ULBRA. A partir deste momento, a ULBRA ultrapassava barreiras e implantava novas instalações nos Estados do Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, Amazonas, Goiás e Tocantins.

 

ULBRA no Tocantins

A ULBRA iniciou suas atividades no Tocantins em 30 de setembro de 1992, com a inauguração das obras do Centro Educacional Martinho Lutero, hoje denominado Colégio ULBRA Palmas, na avenida Juscelino Kubitschek. Assim, a ULBRA deu início ao seu projeto oferecendo educação básica, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, com os cursos de Administração, Letras e Pedagogia. Em 1995, ficou pronta a instalação oficial do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, localizado na avenida Teotônio Segurado, a 12 quilômetros do centro de Palmas.

 

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento