Publicado em: 02/03/2011 14:19 - Atualizado em: 10/09/2015 08:53

Laboratório de Leitura e Produção Textual



Laboratório de Leitura e Produção Textual
Sala 409, prédio 4
Horários de atendimento 2015/2:

Monitora Isabela Dutra:
2ª Feira: Das 14h30 às 17h30;
4ª Feira: Das 14h30 às 17h30;
6ª Feira: Das 14h30 às 17h30;

Profa. Medina:
2ª Feira: Das 18h30 às 22h;
3ª Feira: Das 16h às 19h;
4ª Feira: Das 14h30 às 18h30;

Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados. (Clarice Lispector in A hora da estrela, p.19)

O Laboratório de Leitura e Produção Textual é um importante suporte pedagógico para o nivelamento dos acadêmicos do CEULP/ULBRA. Nele, o CEULP/ULBRA disponibiliza professores para atenderem a alunos de todos os cursos, gratuitamente, com a intenção de tornar os discentes aptos a lerem, compreenderem e produzirem textos adequadamente e com desenvoltura. Assim, espera-se que eles concluam o terceiro grau com a consciência de que comunicar, ou seja, falar, compreender e produzir texto de forma adequada é fundamental para obter sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Este projeto tem como público-alvo prioritário os discentes que apresentam dificuldades mais sérias em termos de leitura, compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos. Duas professoras do Curso de Letras têm atendido em horários distintos para atingirem maior quantidade de interessados. Além delas, geralmente monitores, que são selecionados a partir de edital interno, colaboram com os colegas.

Objetivos

Geral

  • Desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a fim de aperfeiçoar a comunicação oral e escrita.

Específicos

  • Ler, compreender e interpretar textos de distintos gêneros;
  • Reconhecer desvios gramaticais e problemas de coesão e coerência no próprio texto;
  • Desenvolver habilidade de correção e refacção do próprio texto;
  • Compreender e interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros, especialmente os argumentativos;
  • Identificar os principais gêneros textuais que circulam na realidade.

Atendimento

O aluno comparece nos horários definidos para o que não é preciso agendar ou inscrever-se. O atendimento do laboratório é realizado de acordo com as necessidades individuais dos participantes. Quando tais necessidades são comuns ao grupo presente, as atividades são realizadas coletivamente. Se o acadêmico demonstra incerteza por onde começar, a professora propõe leitura de texto, seguida de conversa ou debate a partir de questões de compreensão e complementa com atividades de interpretação textual. Na segunda parte, o acadêmico produz texto escrito, seguido de correção e refacção do próprio texto com ajuda da docente.


Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário