Em 2001 começaram a surgir as primeiras ideias sobre transformar completamente o web site do CEULP/ULBRA, na época ILES (Instituto Luterano de Ensino Superior). Um software desenvolvido para gerência acadêmica, o SIGA, foi a inspiração de diversas funcionalidades que estariam, a partir de então, disponíveis na internet, como consultas sobre cursos, turmas e professores. Além disso, entre as funções principais estava a possibilidade de o professor de uma turma disponibilizar arquivos (materiais didáticos) para seus alunos. Até então isto era algo extremamente inovador e, praticamente sem precedentes, tanto quanto o era uma instituição de ensino utilizar a praticamente desconhecida internet para levar um conteúdo diferenciado aos seus alunos e colaboradores.

As ideias foram implementadas e se tornaram realidade. Nos anos seguintes o já conhecido "Portal do CEULP/ULBRA" viria a se tornar um dos principais meios de comunicação entre a Instituição e a comunidade tocantinense.

Desde 2001 o Portal passou por várias transformações; não apenas quanto à estética, mas também em relação a funcionalidades, sempre buscando atender as necessidades do CEULP/ULBRA. A imagem a seguir, por exemplo, ilustra a apresentação da versão que foi ao ar em 2004:

Em 2007 foi feito um trabalho de Arquitetura de Informação para organizar as informações do Portal de forma mais adequada. Parte do resultado deste trabalho é ilustrado pela figura a seguir:

O resultado deste trabalho foi a versão do Portal que ficou no ar de 2008 até hoje à tarde, quando foi iniciado o trabalho de transição para a nova versão.

O Portal do CEULP/ULBRA cresceu muito em conteúdo desde a sua versão inicial. Atualmente  centraliza links para mais de 50 sites da própria Instituição. Por causa desta necessidade de organização da informação, desde o final de 2010 foi iniciado um trabalho diferenciado. Em conjunto com a Assessoria de Comunicação do CEULP/ULBRA foram definidas diretrizes para um novo Portal, que viria ao ar no início das atividades acadêmicas de 2011. O trabalho envolveu a identificação de informações que antes estavam espalhadas em diversos sites e a centralização de várias delas no próprio Portal, como também no "Espaço Acadêmico", um dos sites da Instituição, além da divulgação de informações novas e atualizadas, como os telefones úteis e o histórico da Instituição. As mudanças mais visíveis, obviamente, estão na proposta visual: mais clara, objetiva e moderna, com recursos de interatividade com as redes sociais.

Este trabalho diferenciado envolveu completamente tanto os colaboradores do Portal quanto da Assessoria de Comunicação. Foram vários dias de trabalho durante o mês de Janeiro e Fevereiro para que a nova proposta ganhasse vida. E isso, graças a Deus e ao trabalho de pessoas extremamente competentes, às quais registro, em nome do CEULP/ULBRA, um enorme "muito obrigado", se tornou realidade na tarde de 14/02/2011, quando foi ao ar a versão 2011 do Portal CEULP/ULBRA.

Esta é a quinta versão desde a primeira concepção do Portal. Não posso dizer que é a melhor delas, pois cada uma é unicamente melhor em cada um dos seus detalhes, mas posso dizer que nosso conceito do que é melhor não para no tempo. Ele acompanha novas tecnologias, novos conceitos, novas oportunidades e, sobretudo, novas formas de dizer que o CEULP/ULBRA se renova a cada dia em favor do seu bem mais importante: seus colaboradores, funcionários, professores e alunos.

Conheça mais do trabalho da Fábrica de Software através do nosso blog.

Se a frequência de atualizações no Portal for mantida, nos encontraremos em um texto semelhante a este novamente daqui a dois anos. Até lá =)

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento