Primeira visita técnica a obra residencial dos acadêmicos do 2° período

Os acadêmicos tiveram contato com dois sistemas construtivos: um convencional, com paredes em alvenaria de bloco cerâmico e estrutura em concreto armado; e outra com fechamento em placas EPS (isopor) reforçadas com dupla tela de ferro, revestidas com uma grossa camada de argamassa, o que da resistência ao conjunto.

09/10/2012 • Atualizado em 09/10/2012 18:28

VISITA TÉCNICA

Primeira visita técnica obras de edificações residenciais com os acadêmicos do 2° período da disciplina de Prática de projeto I. O local escolhido foi um condomínio fechado de Palmas.
Na ocasião os acadêmicos tiveram contato com dois sistemas construtivos: um convencional, com paredes em alvenaria de bloco cerâmico e estrutura em concreto armado; e outra com fechamento em placas EPS (isopor) reforçadas com dupla tela de ferro, revestidas com uma grossa camada de argamassa, o que da resistência ao conjunto.
O processo de execução das edificações foi explicado pela técnica responsável pelas obras, Anna Karoline Silva Guimarães, acadêmica do 5° período do curso de engenharia da ULBRA.
Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar uma residência térrea e um sobrado, executado com o novo sistema construtivo, onde puderam além de conhecer o projeto arquitetônico, discutir os pontos relevantes dos mesmos.
O que podemos ressaltar em relação a nova técnica, é o conforto térmico observado no interior das edificações, pois o EPS é um excelente isolante térmico e acústico. Como Palmas está inserida em uma região de elevadas temperaturas anuais, o fechamento em isopor torna-se um fator atrativo para minimizar o consumo de energia ocasionado pelo o uso dos aparelhos de ar condicionado, tornado as edificações com ponto relevante de sustentabilidade: minimizar o consumo de energia.


Confira as fotos da visita técnica anexa.
 

Anexos

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.