Trabalhos de professora e alunos são selecionados em encontro internacional acadêmico-científico em Mértola, Portugal.

Professora e alunos da Arquitetura - CEULP/ULBRA em parceria com alunos da Engenharia Civil - UFT são selecionados em encontro internacional acadêmico-científico em Mértola, Portugal.

13/08/2015 • Atualizado em 13/08/2015 15:47

Três trabalhos de graduação de iniciação científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Palmas foram selecionados no âmbito internacional para a exposição no V Encontro da Rede BRASPOR. O evento é promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e este ano ocorre de 5 a 8 de Outubro em Mértola-Portugal.


Esse encontro internacional privilegia, como temática geral, as abordagens holísticas que contemplem enquanto conjunto o Meio e o Homem, que o explora e modifica. A temática específica a abordar nesta reunião será Entre Rios e Mares: um Patrimônio de Ambientes, História e Saberes.


Os trabalhos selecionados são subprojetos desenvolvidos dentro do projeto “Arquitetura na Rota das cachoeiras: casas de terra em Taquaruçu”,  sob a coordenação da Profª. Marielle Rodrigues Pereira e a colaboração dos alunos da Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins. A apresentação dos trabalhos será feita por meio de pôsteres com os resumos das pesquisas dos alunos de Arquitetura e Urbanismo do CEULP/ULBRA Mateus dos Santos Batista, Carla Campos e Isaque Fontes Silva.


De Mateus Batista (CEULP) e Matheus Moura (UFT),  “Taquaruçu: Desafios para a arquitetura vernacular em sua paisagem” apresenta um estudo sobre a arquitetura popular de terra e o desenvolvimento de uma paisagem natural e urbana carregada de significados. O trabalho buscou compreender como a técnica construtiva com o adobe influenciou na paisagem de Taquaruçu.


Sobre “(Re) apreendendo o barro: casas de terra em Taquaruçu”, os estudantes Isaque Fontes (CEULP) e Rair Ribeiro (UFT) procuraram realizar um levantamento técnico das edificações antigas de terra em Taquaruçu, bem como identificar exemplares contemporâneos com a mesma técnica. A organização do levantamento técnico arquitetônico e construtivo permitirá a difusão desses documentos como produto de um passado recente que pode se tornar uma fonte de pesquisa para projetos e um importante instrumento de preservação da paisagem de Taquaruçu.


Por fim, os alunos Carla Campos (ULBRA) e Diorde Oliveira (UFT), buscaram avaliar a localização e distribuição das construções de terra na rota das cachoeiras e apontar os primeiros resultados e reflexões acerca do projeto de mapeamento da arquitetura de terra no distrito Taquaruçu. O trabalho propõe despertar a importância e relevância dessas construções de terra como integrante do conjunto paisagístico, podendo ter assim, outro recurso integrado ao ecoturismo da região dentro da rota das cachoeiras.
Destaca-se ainda, que mesmo com as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento das pesquisas, os três trabalhos conseguiram ser aprovados para exposição em um evento de âmbito internacional.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.