O projeto Solar One trata-se de um projeto pioneiro na Índia, onde todos os equipamentos e tecnologia foram desenvolvidas no local com apoio do governo indiano e alemão. Pioneiro por envolver uma proposta para armazenagem da energia solar gerada.
Além disso, o projeto conseguiu criar fogões movidos a energia solar a um custo acessível de US$ 25,00 e a de lanternas movidas a energia solar com o custo de US$ 42,00. Com o barateamento das células voltaicas os pesquisadores se mostram confiantes de que a energia solar é o futuro da energia limpa para o mundo moderno.
Outro aspecto bastante enfatizado no evento foi a necessidade de trabalhar a conscientização e o despertar da atenção para a pegada ecológica que deixamos na terra. Somente com essa conscientização e esse despertar é possível criar uma VISÃO & IDEAIS que geram AÇÕES E REAÇÕES que promovem condições para mudar a realidade da devastação atual causada pela ser humano.
O evento teve a participação de 160 pessoas de 40 países, apresentando propostas e debatendo a viabilidade de projetos que possam colaborar com um novo modelo de desenvolvimento que garanta qualidade de vida para o planeta.
“Há o suficiente no mundo para a necessidade humana, mas não para a ganancia do homem” (Mahatma Ghandi)