Integrantes dos Grupos Estratégicos de Inteligência das RMCs de Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Vitória e Palmas, representada pela profa. Juliana Cunha (Ceulp/Ulbra), coordenadora do GE Inteligência de Palmas, compartilharam experiências e debateram formas de como possibilitar a articulação entre as universidades associadas e a rede.
Como uma dessas possibilidades, o grupo vai planejar a aplicação da Pesquisa de Opinião Pública em suas cidades, definir formas de reportar a análise dos indicadores de desenvolvimento sustentável que estão sendo levantados e desenhar o processo de avaliação de políticas públicas que será utilizado pelas Redes.
Entenda: A Rede de Monitoramento Cidadão do Brasil (RMC) é a 5ª fase da metodologia CES (Cidades Emergentes e Sustentáveis), desenvolvida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em direção à sustentabilidade nas 05 cidades escolhidas no Brasil, dentre elas, Palmas. O principal objetivo da RMC é gerar um conjunto de indicadores de medição padronizados que permita realizar o acompanhamento de vários temas identificados como prioritários nas fases anteriores, como saúde, educação, segurança, mobilidade,etc.
E o mais importante: esse acompanhamento deve ser gerido, de maneira independente, pela sociedade civil local. É um trabalho árduo,porém de grande valia para a melhoria de nossa cidade!
Como exemplo, pode-se citar Bogotá,na Colômbia, que possui a sua rede de monitoramento há 19 anos!
Acompanhe nas redes sociais!
Twitter: www.twitter.com/RMCdoBrasil
Instagram: www.instagram.com/rmcdobrasil
Facebook: www.facebook.com/RMCdoBrasil