Na oportunidade os alunos puderam conhecer de maneira prática como funciona a iluminação pública de nossa cidade. O engenheiro eletricista Alessandro Rodrigues, funcionário da prefeitura, explicou a respeito de lâmpadas, postes, geradores, reatores, dentre outros equipamentos que fazem parte do sistema de iluminação pública.
A iluminação pública, além de contribuir para a segurança pública, prevenindo a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, influencia diretamente o sistema viário e permite melhor aproveitamento das áreas de lazer. É essencial para a qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar plenamente do espaço público no período noturno.
Em nosso cenário atual vemos a substituição de algumas das lâmpadas de Palmas pela tecnologia LED (Light Emitting Diode- diodo emissor de luz). Essa substituição pode significar redução da queima de combustível fóssil e liberação de CO2 no ar. Embora o custo de aquisição das lâmpadas LEDs seja mais alto do que as utilizadas atualmente existem muitas vantagens em seu uso, pois sua vida útil é muito maior, possui baixo consumo de energia proporcionando um elevado grau de eficiência, não emitem radiação ultravioleta e são resistentes a impactos e vibrações.