Workshop de simulação computacional de espaços urbanos com software ENVIMET

O workshop acontecerá entre os dias 05 e 06 de março, no complexo laboratorial.

20/02/2018

As áreas urbanas são sistemas altamente complexos com uma multiplicidade de interações no espaço e no tempo. Para projetar cidades resistentes e sustentáveis, especialmente no âmbito das futuras mudanças climáticas, é necessário saber como as modificações neste sistema irão influenciar seus padrões de vento, clima local e qualidade do ar. Essa necessidade de re-construir, re-fazer e re-pensar a cidade sugere a adoção de práticas inovadoras que qualifiquem o espaço urbano para as gerações presentes e futuras. 

A cidade de Palmas localiza-se na zona climatológica 7 e possui registro de altas temperaturas durante todo ano (INMET, 2015). Por esse motivo, um olhar mais atencioso deve ser lançado sobre a região, tendo em vista as suas características climáticas, sobretudo a temperatura, pode ser um fator limitante ao atendimento dos padrões mínimos de conforto térmico. Devido a carência de informações relacionadas ao microclima das quadras da cidade, entende-se que esta pesquisa abre caminhos quanto ao estudo do microclima, possibilitando analisar os processos de troca na superfície do solo e na construção das edificações. Que contribuem para a adequação da morfologia urbana às características climáticas da cidade, objetivando a redução do consumo de energia e mudanças climáticas.

Objetivo:
Ministrar workshop com programa computacional de simulação urbana ENVIMET, com vistas a investigar e analisar as potencialidades do software para investigação de microclima e suas implicações na qualidade ambiental urbana. 

Pré-requisitos para participação do evento:
- Ter cursando ou estar cursando a disciplina de Conforto Ambiental I e/ou Conforto Ambiental II, Planejamento Urbano e Regional, Introdução ao Projeto, Prática de Projeto I, Prática de Projeto II, Prática de Projeto III, Prática de Projeto IV, Prática de Projeto V e Arquitetura e Meio Ambiente.
- Alunos de Iniciação Científica (PROICT) ou Extensão;
- Autorização dos professores das disciplinas envolvidas;
- Profissionais de áreas afins.

Palestrante: Prof. Dr. Caio Frederico e Silva (UnB)

Carga horária: 16 horas

Valor: R$ 80,00

Vagas: 20

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.