O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) tem o prazer de anunciar a 11ª edição do Concurso para Estudantes de Arquitetura. No ano de 2018, os estudantes terão que desenvolver um projeto de Pavilhão com Estufa para Parque Botânico. O tema é inspirado na Agenda 2030 Para Um Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem como objetivo proteger as florestas e lutar contra a desertificação.
Destacam-se novamente duas grandes oportunidades: trabalhar com o programa do concurso como disciplina de projeto em sala de aula e fazer parte do mais importante concurso para estudantes de arquitetura do Brasil.
Os alunos terão a chance de trabalhar com o sistema construtivo industrializado em aço e poderão ainda representar o Brasil na fase internacional da competição, que nesse ano será em Cartagena das Índias, Colômbia.
Com 485 equipes de 199 universidades inscritas, a edição de 2017 do Concurso bateu recorde de inscrições.
Detalhes Edição 2018
As equipes interessadas em participar deverão se inscrever entre os dias 16 de fevereiro e 25 de julho, tendo no mínimo dois e no máximo quatro alunos. O grupo deverá ser orientado por um professor da mesma escola ou faculdade, podendo contar ainda com um coorientador.
O projeto deverá ser concebido, pensado e estruturado em aço, não deixando de observar as bases técnicas especificadas pelo regulamento da competição, que se encontra em http://www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/public/downloads/2018/11-Concurso-CBCA-para-Estudantes-de-Arquitetura-BasesAdministrativas-e-Tecnicas.pdf. Os estudantes deverão desenvolver um projeto que permita a exibição de biomas e a conservação de espécies, além da investigação científica e ensino, contribuindo com a tomada de consciência no sentido de um desenvolvimento sustentável para a humanidade.
O resultado será anunciado no dia 04 de setembro, no site do CBCA. O prêmio para o primeiro lugar será de R$ 8 mil, distribuídos entre os alunos responsáveis pelo projeto vencedor e o professor orientador, que receberão ainda diversas publicações sobre construção em aço, assinatura da revista Arquitetura & Aço e vouchers para cursos online oferecidos pelo CBCA.
A fase internacional do Concurso - organizada pela Associação LatinoAmericana do Aço (Alacero) - receberá dois representantes da equipe vencedora, que concorrerá com equipes de outros países membros da Associação; como Argentina, Chile, Colômbia, entre outros, pelo prêmio de US$ 10 mil.